Engoo Blog Engoo

Por que Sérvios e Filipinos Têm Inglês tão Bom?

Por que Sérvios e Filipinos Têm Inglês tão Bom?

Se você já fez aulas de Inglês com a Engoo, provavelmente conheceu diversos professores não nativos no Inglês que falam o idioma perfeitamente, tão bem quanto aqueles de países que têm o inglês como língua oficial. Listando alguns, vamos focar aqui naqueles originalmente das Filipinas ou da Sérvia!

Por exemplo, veja alguns comentários de nossos alunos:

“Inicialmente, eu estava preocupado em ter aulas com não nativo, mas adoro meus professores de Inglês das Filipinas! Eles são extremamente amigáveis e o Inglês deles é tão bom!” — conta um aluno taiuanês. 

“Existem muitos professores Sérvios e eles são extremamente inteligentes e têm uma excelente pronúncia do Inglês. Eu até parei de me preocupar com a possibilidade de estar aprendendo a pronúncia errada, pelo fato de não serem nativos no idioma.”  — conta um aluno Japonês. 

Você não está imaginando coisas! No geral, filipinos e sérvios são, de fato, melhores em Inglês do que boa parte das pessoas de outros países. De acordo com o EF English Proficiency Index que mede a proficiência dos países que falam inglês como segunda língua, a Sérvia e as Filipinas são respectivamente a 17ª e 20ª melhores nações no idioma de 100 países .

Mas por que, afinal, isso acontece?

Parte de suas Vidas e Rotina

O Inglês é parte da rotina diária de ambos os países. Por exemplo, nas Filipinas, o Inglês está por todos os lados - aparece em cardápios, anúncios e, até mesmo, em postos de gasolina.

A cultura pop feita nos países anglófonos é também muito popular nas Filipinas e na Sérvia. Muitos dos nossos professores dizem que eles escutam músicas, veem séries e programas de TV desses países desde sempre. 

Nos últimos 20 anos, a Internet tornou o Inglês ainda mais disponível e presente. Uma de nossas professoras sérvias que também trabalha no sistema público de ensino conta que seus alunos seguem blogs e canais de YouTube com conteúdo em Inglês.

Então, por mais que seja um idioma estrangeiro, não se pode dizer que o Inglês é um idioma estranho aos professores de Inglês das Filipinas e Sérvia. 

A Chave para uma Vida Melhor

Tanto nas Filipinas quanto na Sérvia, a fluência no Inglês representa um futuro melhor.

Na Sérvia, metade do produto interno bruto vem da exportação, o que quer dizer que o Inglës é vital para os negócios. A professora sérvia Hellen conta: “Eu trabalhei para uma empresa de comércio exterior, em que eu falava ao telefone, mandava emails para parceiros estrangeiros e, também, traduzia reuniões. Então, acabei aprendendo grande parte do meu Inglês após me graduar na universidade!”

O idioma é importante também para as Filipinas. O grande crescimento no país de segmentos de mercados inteiros são possíveis por causa da fluência no idioma. Agentes de call centers  podem ganhar mais, até mesmo, do que médicos. Muitos jovens filipinos buscam graduações que os ajudem a conquistar empregos no exterior. 

Então, não é difícil entender porque tantos sérvios e filipinos tornam-se realmente fluentes no Inglês..

Comunicação na Escola

Agora, e quanto à educação em Inglês nas escolas desses dois países? Ele é ensinado em muitos lugares do mundo, mas o que faz o ensino de Inglês ser tão especial nas escolas da Sérvia e das Filipinas?

Nas Filipinas, matérias inteiras são ensinadas em Inglês. Exames admissionais e vestibulares para universidades, são também aplicados em Inglês.

Muitos professores filipinos contam também, que suas escolas tinham políticas de ‘falar inglês apenas’. Alunos eram multados por falar outras linguagens que não o Inglês. Um professor se lembra: “A multa era um peso por infração [2 cents de dólares americanos], mas se você insistia em quebrar a regra, acabava acumulando um valor considerável!”

Nossos professores sérvios dizem que o ensino de Inglês em seus países foca muito menos a gramática e muito mais na comunicação. Um professor que já ensina em escolas da Sérvia por mais de 10 anos nos conta, “ao final do ensino fundamental [que leva em torno de 8 anos], os alunos já devem ter atingido a fluência.”

👋 É isso, pessoal!

Esperamos que este artigo lhes tenha dado um pouco de perspectiva de porquê os professores da Sérvia e das Filipinas são excelentes no Inglês. Na próxima vez que marcar uma aula, aproveite para perguntar sobre suas jornadas e experiências de aprendizado, quando estavam em seu lugar!

Aqui vão algumas perguntas que você pode tentar fazer em Inglês:

  • I heard that English is a part of your daily life in Serbia/the Philippines. Is this true? Could you give me some examples?
  • I heard that English can lead to better opportunities in your country. Is this true? What would you say are the advantages of speaking English where you live?
  • I heard that English education at schools in your country focuses on communication. Is this true? What was your English education like?