Engoo Blog Dicas de Inglês

Como Começar a Ler em Inglês sendo Iniciante

Como Começar a Ler em Inglês sendo Iniciante

Para aqueles de nós que gostam de ler, pode ser desanimador aprender um novo idioma e não ser capazes de ler o que queremos.

Felizmente, há muitas coisas boas para ler em inglês, mesmo para iniciantes. Se você deseja praticar a leitura em inglês ou apenas algo divertido e fácil de ler, nós ajudamos você.

Os seguintes materiais de leitura certamente o ajudarão a aprender a ler em inglês.

Notícias de Leitura Simples

Existem algumas fontes de notícias para alunos de inglês. Os artigos cobrem tópicos interessantes em linguagem simples, o que os torna perfeitos para iniciantes. Aqui estão alguns:

  • Simple English News é atualizado com um novo artigo a cada semana. Os artigos têm quatro a cinco frases. Alguns até ensinam expressões idiomáticas.
  • News in Levels têm artigos de notícias escritos em diferentes níveis. Iniciantes podem usar “Nível 0” ou “Nível 1.”
  • Breaking News English tem artigos mais longos, mas as frases são muito curtas, então os iniciantes não se sentirão intimidados.

Existem também sites de notícias online feitos para crianças, com os quais os iniciantes também aprenderão muito. Embora os artigos sejam escritos para crianças, os tópicos que cobrem são interessantes para pessoas de todas as idades.

Graded Readers ou Leituras Graduadas

Graded readers são livros escritos para alunos em diferentes níveis. Para ter uma ideia de como são, verifique estes gratuitos:

E se você estiver disposto a comprar livros, verifique o seguinte:

  • Oxford tem uma enorme coleção de leitores graduados, disponíveis em formatos físicos e digitais. Selecione “A1” na caixa “Refine Results” na lateral para encontrar os livros mais fáceis.
  • Collins adaptou os famosos livros de mistério de Agatha Christie e escreveu autobiografias para alunos de línguas. Também estão disponíveis como livros físicos e digitais.
  • Heibling adapta livros clássicos para alunos de línguas, mas também escreve histórias de ficção originais.

Livros Infantis

Pode ser estranho recomendar livros infantis para adultos. No entanto, tenha em mente que muitos dos melhores conteúdos infantis também são divertidos para adultos. aqui estão alguns exemplos:

Além disso, os livros escritos para crianças costumam ser de melhor qualidade do que os livros para alunos de línguas. Portanto, não evite algo só porque foi escrito para crianças!

Nossa principal recomendação nesta categoria é Great Illustrated Classics - uma série de 66 livros clássicos adaptados para jovens leitores. Inclui The Adventures of Sherlock Holmes, Gulliver’s Travels, Heidi e muito mais! A fonte é muito grande e há uma imagem a cada 2 páginas.

No entanto, você também pode encontrar livros infantis gratuitos nas seguintes fontes:

Poesia

Poemas são ótimos para iniciantes porque geralmente são curtos e amáveis. Aqui estão alguns famosos para você começar:

Poets.org tem uma boa lista de poemas simples divididos por assunto.  Por exemplo, existem ali poemas sobre amor, natureza, tecnologia, e viagens

Você também pode querer explorar as formas de poesia curta, como o limeriques e o haicai.

  • Limeriques são poemas com cinco versos. Eles rimam e geralmente são bobos. Leia alguns aqui. Os poetas limerick mais famosos são Edward Lear, Ogden Nash e Lewis Carroll.
  • Haikus são poemas com três versos. A primeira e a terceira linhas têm cinco sílabas, enquanto a segunda linha tem sete. Leia alguns aqui.

Você também pode encontrar livros apenas com esses tipos de poemas. Para os haicais, você pode ver Dogku de Andrew Clement (a história de um cachorro contada por meio de poemas em haicais), If Not For the Cat, de Jack Prelutzky e A Pocketful of Poems. de Nikki Grime.

Por fim, não se esqueça dos livros de poesia infantil famosos, como os do  Dr. Seuss e Shel Silverstein. Eles escreveram poemas que provavelmente a maioria das crianças em países de língua inglesa leu e que até mesmo os adultos mencionam em conversas.

No entanto, lembre-se de que os poemas muitas vezes não são gramaticalmente corretos e costumam usar algumas palavras que não são comumente usadas na atualidade. Portanto, não se obrigue a entendê-los 100% de primeira.

Desfrute do som e do ritmo e divirta-se lendo em voz alta! (Dica: eles ajudam com a pronúncia.) Se precisar de ajuda para entendê-los, você também pode encontrar explicações e resumos desses poemas online.

Ou faça aulas com professores online, que podem ajudá-lo a entendê-los!

Piadas e Enigmas

O inglês tem muitas piadas e enigmas. Um tipo clássico de piada em inglês é a piada toc-toc (knock-knock). Piadas toc-toc funcionam assim:

  • A pessoa A diz "knock knock" (como se estivesse batendo em uma porta)
  • A pessoa B pergunta: "Who’s there?"
  • A pessoa A responde com o nome de alguém ou algo, por exemplo, “Olive.”
  • A pessoa B pergunta: “Olive who??" (como se perguntasse o sobrenome de Olive).
  • A pessoa A responde com um trocadilho:“Olive next door. Hi neighbor!” (“Olive” soa como “I live (eu moro) ”).

Aqui estão algumas piadas de knock-knock para começar. Também há muitas piadas de outros tipos como “O que acontece quando você cruza um X com um Y?”. Veja mais piadas aqui.

Se você gosta de piadas, também pode gostar de charadas! Os enigmas exigem que você adivinhe a resposta a uma pergunta. Por exemplo, “What goes up but never comes down?” (O que sobe, mas nunca desce?) em que a resposta seria ‘sua idade’. Confira os enigmas aqui.

Piadas e charadas costumam brincar com as palavras, então podem ser um pouco difíceis de entender. Para algumas mais fáceis, recomendados por professores de inglês ao redor do mundo, verifique este site.

Histórias

As histórias também são uma boa maneira de começar a ler. Você pode tentar ler algumas “histórias curtas”. Aqui estão alguns sites com histórias curtas para iniciantes:

E se você aceita conteúdo infantil, verifique estes recursos:

Você pode ler eles online aqui ou comprar um livro que contenha todas elas.

Um tipo de história bem conhecido são as “fábulas”, que ensinam uma lição no final. As mais famosas são as fábulas de Esopo. Você pode lê-los online aqui ou obter um livro que contenha todos eles.

Wikipédia em Inglês Simplificado

Você sabia que a Wikipedia tem uma versão em inglês simples? Todos os artigos são escritos usando vocabulário e gramática simples.

Ela não tem tantos artigos quanto a Wikipedia original, mas você ainda pode aprender sobre muitos tópicos, que vão desde uniformes de beisebol até COVID-19.

Use a função “Mostrar qualquer página” ao lado para ver uma página aleatória e ler sobre algo novo!

Exercícios de Leitura

Por fim, aqui estão alguns sites que oferecem exercícios de leitura online gratuitos:

Esses sites oferecem passagens curtas junto com perguntas e exercícios para testar sua compreensão.

Existem também ótimos sites interativos para melhorar suas habilidades de compreensão e leitura. Eles podem não ser projetados para alunos de Inglês como Segunda Língua, mas têm muito conteúdo para iniciantes. Aqui estão alguns que recomendamos:

  • ReadTheory: Ao contrário dos sites acima, é interativo. Por exemplo, se você errar uma pergunta, ela explicará a resposta correta. Ele também testa seu nível e altera as passagens que você vê de acordo com a forma como responde às perguntas.
  • ReadWorks: Este é baseado nas pesquisas mais recentes sobre leitura.

Comece a Ler!

Esperamos que isso tenha lhe dado uma ideia de todas as coisas que você pode ler como um iniciante. Quais recursos você achou interessantes? Quais recursos você acha que usará?

Seja qual for sua escolha, lembre-se de que a única maneira de melhorar na leitura é ler muito, então comece sua jornada de leitura o mais rápido possível!

Agora, se você vir uma frase, parágrafo ou piada que não consegue descobrir o significado? Ou talvez você sentir que está lendo muito, sem a certeza se está pronunciando as palavras corretamente?

Bem, nesse caso, obtenha ajuda de um professor online na Engoo! Muitos de nossos alunos lêem passagens em voz alta com os tutores e fazem perguntas sobre partes que eles não entendem. Além disso, a primeira lição é por nossa conta, então você não tem nada a perder!