Engoo Blog Estudos

Como Praticar Conversação (de Graça) Apenas com um Smartphone

Como Praticar Conversação (de Graça) Apenas com um Smartphone

Pode ser difícil praticar inglês se não houver nenhum falante nativo por perto. Mas hoje em dia, isso não é desculpa! O dispositivo em que você está lendo este artigo provavelmente tem um aplicativo que pode ajudá-lo a começar a falar agora.

Esse aplicativo é o “assistente pessoal” do próprio dispositivo - uma das melhores ferramentas de prática de conversação gratuita para aqueles de nós que desejam melhorar nosso inglês por meio do estudo autodidata.

Por favor, note que, para praticar com seu Assistente Pessoal, você precisará que o idioma em seu dispositivo e aplicativo esteja configurado para Inglês.

O Que São os Aplicativos Assistentes Pessoais?

Atualmente, a maioria dos telefones vêm com algum tipo de aplicativo de assistente pessoal. Aqui estão apenas algumas coisas que eles podem fazer por você:

  • Ele definirá um alarme para você se você disser: “wake me up at 7am tomorrow” ("me acorde às 7h amanhã").
  • Ele dirá a você o tempo quando você perguntar: “What’s the weather like today?” ("Como está o tempo hoje?") ou “Do I need an umbrella today?” (“Eu preciso de um guarda-chuva hoje?”)
  • Ele mostrará as pizzarias mais próximas se você perguntar: “Where’s the nearest pizza place?” ("Onde fica a pizzaria mais próxima?")
  • Ele lerá sua programação se você perguntar: “What appointments do I have today?” ("Quais são os compromissos que tenho hoje?")

Muitos dispositivos, como smartwatches e dispositivos smart home, também vêm com aplicativos de assistente pessoal.

Como você pode imaginar, conversar com um aplicativo de assistente pessoal é uma maneira fácil de praticar a pronúncia em inglês no dia a dia. Agora, como fazemos isso?

  • Se você tiver um iPhone ou outro dispositivo Apple, seu aplicativo de assistente pessoal se chama Siri e você pode ativá-lo dizendo “Hey Siri”.
  • Se você tiver um dispositivo Samsung, seu assistente pessoal se chama Bixby e você pode sinalizá-lo com “Hi Bixby”.
  • Se você tiver um dispositivo Microsoft, seu assistente pessoal é a Cortana e você pode acessá-lo apenas com “Cortana”.
  • Independentemente do telefone que você usa, você pode fazer o download do Google Assistente. Você o liga dizendo “Ok Google”.

Mas antes de entrar em todas as coisas divertidas que você pode fazer, certifique-se de verificar os comandos que você pode usar com seu aplicativo:

Faça uma Pergunta ao seu Assistente Pessoal

Além de dizer ao seu assistente pessoal para fazer coisas para você, você também pode fazer perguntas sobre o mundo. Aqui estão alguns para você experimentar:

  • “Who is Mickey Mouse?”
  • “What is a pronoun?” 
  • “Where is Papua New Guinea?”
  • “When was the internet invented?”
  • “Why is the sky blue?”

Seu assistente pessoal responderá lendo em voz alta o primeiro parágrafo das entradas da enciclopédia que contém as informações de que você precisa. Isso não é apenas uma boa prática de comunicação em inglês; também o ajuda a melhorar suas habilidades de escuta!

Converse com Seu Assistente Pessoal

Você também pode conversar com eles. Por exemplo, você pode perguntar a eles quantos anos eles têm, se eles gostam de ser um assistente pessoal e quem é seu melhor amigo.

No entanto, ao contrário de uma conversa real, seu assistente pessoal não fará perguntas. Então, se você quiser manter a conversa, você terá que pensar no que perguntar!

Isso pode parecer cansativo no início, mas é uma ótima prática para conversas reais. Freqüentemente, os alunos de línguas contam com seus professores para fazer todas as perguntas (e manter a conversa acontecendo), portanto, conversar com um assistente pessoal é uma ótima maneira de melhorar sua capacidade de manter uma conversa.

Para ver o que você pode perguntar, assista a este vídeo em que um cara faz muitas perguntas ao Google Assistente:

O Google Assistente pode responder a muito mais perguntas do que a Siri, então, mesmo se você tiver um iPhone, recomendamos que você baixe o Google Assistant. Mas se você decidir manter o Siri, aqui estão algumas perguntas engraçadas para você começar.

Jogue jogos com o Google Assistant

Outra grande vantagem do Google Assistente é que você pode jogar com ele. Por exemplo, você já ouviu falar do jogo “Mad Libs”? É um jogo bobo em que um jogador é solicitado a dizer palavras que serão colocadas em uma história que ele não conhece.

Acontece que podemos jogar este jogo com o Google Assistente! Basta dizer ao Google: “Vamos jogar Mad Libs”.

Outro jogo divertido que você pode jogar com o Google Assistente é o Akinator. Você pensa em uma pessoa famosa (real ou fictícia) e o Akinator tentará descobrir quem é fazendo perguntas do tipo sim ou não. Confira neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Cl1_mLKUgKs

Se você quiser praticar números, pode jogar com o Number Genie. O gênio dos números pensará em um número e você terá que adivinhar qual é.

Alunos mais avançados podem experimentar jogos de palavras como Teste de vocabulário e Word Trivia, que testam você sobre vocabulário difícil.

E, se você quiser saber seu futuro, pode perguntar ao Crystal Ball do Google. Claro, isso não lhe diz realmente o seu futuro, mas pode ser muito encorajador!

Por falar em incentivo, você também pode pedir ao Google uma cotação motivacional. Basta dizer “Motivate me!

Você também pode pedir ao Google Assistente para contar piadas. Podem ser piadas normais, piadas do “tio do pavê” ou piadas do Harry Potter!

Finalmente, se você não consegue pensar em uma maneira de usar o Google Assistente, basta dizer “Abracadabra” e ele irá sugerir coisas para vocês fazerem juntos.

Apenas Tente!

Resumindo, você pode obter prática de conversação gratuita com seu smartphone apenas pedindo ao seu assistente pessoal para fazer coisas para você, conversando com seu assistente pessoal e jogando com ele.

Então, o que você está esperando? Comece a falar com seu smartphone!

Quando você tiver dominado as conversas com seu assistente pessoal e se sentir pronto para conversar com pessoas reais, experimente a Engoo.

Nossos professores dão aulas individuais e, ao contrário dos assistentes pessoais, eles farão perguntas e corrigirão seus erros! Além disso, você receberá uma aula de graça, então não há nada a perder!