Engoo Blog Dicas de Inglês

13 Formas Online de Melhorar suas Habilidades de Listening

13 Formas Online de Melhorar suas Habilidades de Listening

Quer melhorar suas habilidades de listening (escuta) em inglês, mas não quer gastar um centavo? Bem, nós ajudamos você!

Abaixo estão 13 maneiras gratuitas de trabalhar suas habilidades de escuta online, divididas nas seguintes categorias:

  • Podcasts e programas de rádio
  • Notícia
  • Canções
  • Vídeos
  • Exercícios de escuta
  • Recursos de pronúncia

Podcasts & Radio Shows

1. Podcasts Feitos para Prática de Alunos de Inglês

Atualmente, existem muitos podcasts feitos para alunos de inglês. Os apresentadores falam sobre muitos tópicos interessantes e também garantem que você não se perca, falando devagar e explicando o vocabulário mais complicado. Aqui estão alguns:

2. Podcasts para Aprender Estruturas de Inglês

Ao contrário dos podcasts acima, eles se concentram em explicar vocabulário, gramática, estratégias de conversação e qualquer coisa relacionada ao inglês.

  • Grammar Girl traz os transcritos dos episódios para você acompanhar lendo. 
  • Espresso English cobre gramática, pronúncia e vocabulário.
  • O Happy English Podcast explica vocabulário, gramática e expressões idiomáticas.
  • Adept English Podcast apresenta o Inglês como falado no dia a dia, expressões, gramática, dicas para o aprendizado da língua e mais.

3. Podcasts para Jovens Nativos

Você sabia que também existem podcasts para crianças? Muitos são feitos com os pais em mente também, então o conteúdo é interessante para pessoas de todas as idades.

Os podcasts adequados para crianças abrangem muitos assuntos interessantes, como este sobre ciências. Também há este podcast, que responde a perguntas comuns que as crianças fazem, como "como é feito o sorvete?" e "por que as joaninhas têm manchas?"

E alguns podcasts apenas contam histórias. Por exemplo, este podcast de histórias está no ar desde 2004! Para obter mais sugestões, basta pesquisar “melhores podcasts para crianças”. Você ficará surpreso com a variedade.

4. Programas de Rádio para Adultos Nativos

Se você já é um aluno avançado que só precisa manter suas habilidades auditivas, enfie o pé no acelerador com podcasts e programas de rádio feitos para falantes nativos adultos. 

Aqui estão algumas recomendações:

Por fim, não se esqueça de que você pode usar o Tunein.com para "sintonizar" (ouvir) canais de rádio de todo o mundo.

Se você está curioso sobre idiomas, também pode desfrutar de podcasts sobre os próprios idiomas. Aqui estão apenas alguns:

Notícias

5. Notícias em Inglês de todo o Mundo

A maioria dos alunos provavelmente já ouviu falar dos grandes canais de notícias dos Estados Unidos e do Reino Unido. Mas você sabia que outros países têm seus próprios canais de notícias em inglês? 

Por exemplo, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, Índia e Rússia têm canais de notícias em inglês. Veja esta lista para mais canais de outros países.

Esses canais de notícias permitem que você aprenda mais sobre o país, bem como veja os eventos internacionais de uma perspectiva diferente.

Músicas

6. Ouça Músicas

As músicas são uma ótima maneira de treinar o ouvido. Você pode reproduzi-las em segundo plano enquanto se desloca, se exercita ou lava roupa.

Para obter o máximo de aprendizado de idiomas com as músicas, concentre-se em algumas de cada vez. Por exemplo, toque as mesmas 2-3 músicas todos os dias durante uma semana antes de passar para outras novas.

7. Exercícios de Preencher as Lacunas com Pedaços de Letras

Embora os exercícios de preencher as lacunas possam não parecer divertidos por suas experiências anteriores em aulas de inglês ou mesmo de sua língua nativa, acredite em nós: eles parecem jogos quando você os faz com músicas que gosta.

Existem alguns sites que permitem que você faça isso:

Você pode escolher músicas totalmente aleatórias. Dessa forma, você não apenas praticará suas habilidades de escuta, mas também descobrirá novas músicas ao longo do caminho.

Vídeos

8. YouTube

Temos certeza de que você já usa o Youtube, mas você sabia que também pode usá-lo para fins de aprendizagem de idiomas? Uma ótima maneira de fazer isso é seguir os canais relacionados aos seus interesses.

Por exemplo:

Pesquise no Google “Youtube channels related to (seu interesse)” e você encontrará algo de que goste!

9. Vídeos Educacionais

Além de canais relacionados aos seus interesses, também recomendamos que você se inscreva em canais educacionais como The School of Life ou TED-ed, já que canais como esses geralmente vêm com legendas.

Você provavelmente também já ouviu falar do TED Talks. As palestras TED apresentam especialistas compartilhando percepções em seu campo por 18 minutos. A melhor parte é que todas as transcrições podem ser encontradas embaixo dos vídeos com traduções para vários idiomas.

E se você gosta do TED Talks, provavelmente também gosta do Big Think, em que pessoas influentes em todo o mundo compartilham suas "grandes ideias".

Exercícios de Listening

10. Ditados em Inglês

Ditados não apenas melhoram a audição, mas também a ortografia e a gramática. Claro, você pode fazer isso com qualquer vídeo que tenha legendas.

Se você não tem nenhum vídeo em mente, há também muitos sites excelentes para exercícios ditados. Recomendamos os seguintes sites, todos usando gravações feitas por pessoas reais e não por máquinas.

Estes têm gravações em inglês americano:

E esses gravações em inglês britânico:

11. Listening Comprehension Exercises

The following websites let you listen to an audio recording and answer some questions about it. They have exercises for learners at all levels.

Recursos de Pronúncia

Pode parecer estranho ter uma seção sobre recursos de pronúncia, mas se você tiver problemas para entender o inglês falado (“é muito rápido!”), Você deve primeiro estudar os sons do inglês falado.

12. Professores Especializados em Pronúncia

Felizmente, não faltam professores de pronúncia que compartilham seus conhecimentos gratuitamente. Aqui estão alguns que recomendamos:

13. Dicionários de Pronúncia

Você também pode encontrar dicionários de pronúncia úteis. E com isso não queremos dizer dicionários tradicionais que possuem gravações de áudio.

Estamos falando de dicionários de pronúncia que contêm gravações de pessoas reais, como:

  • Youglish: Você já se perguntou como “inovador” ou “crash” soa na vida real? Pesquise em youglish e você ouvirá como as pessoas as dizem em vídeos do Youtube.
  • Forvo:Tem uma palavra cuja pronúncia não consegue encontrar em um dicionário tradicional? Peça a um falante nativo para gravar aqui.
  • Rhinospike: Envie um pedido de uma palavra, frase ou parágrafo a ser gravado por um falante nativo. Em seguida, grave algo em seu idioma para outra pessoa.

Uma Última Dica: Converse com Pessoas Reais

Por último, uma das melhores maneiras de testar suas habilidades de escuta é conversando com pessoas reais! Ligar para amigos em outros países é uma ótima maneira de começar.

E se você não tem amigos no exterior, você sempre pode estudar com professores Engoo! Além disso, todos alunos que se registram recebem uma aula experimental gratuita com a Engoo, então você não tem nada a perder!