Engoo Blog Estudos

TOEFL ou IELTS: Qual Certificação Devo Buscar?

TOEFL ou IELTS: Qual Certificação Devo Buscar?

À primeira vista, as certificações IELTS e TOEFL * parecem semelhantes:

  • A maioria das escolas aceita os dois testes.
  • Ambos duram cerca de 3 horas.
  • Ambos os exames testam as mesmas habilidades: leitura, escrita, conversação e escuta (compreensão auditiva).
  • Eles custam cerca de US$ 200 (embora isso dependa do país) e ambos permitem que você envie sua pontuação para quase o mesmo número de instituições de graça (quatro no caso do TOEFL contra cinco no IELTS).

Mas, como diz o ditado em inglês, “o diabo está nos detalhes”. Então, a seguir, compararemos cinco aspectos dos testes, consultaremos pesquisas reais e compartilharemos nossa própria experiência na preparação de alunos para eles, para ajudá-lo a decidir qual teste de inglês melhor destacaria seus pontos fortes!

* Observe que por “TOEFL” nos referimos ao TOEFL iBT e por “IELTS” nos referimos ao IELTS Academic test.

1. Procedência do Inglês Usado

A primeira coisa que muitos alunos pensam ao considerarem qual exame fazer é o tipo de inglês usado. Como você provavelmente sabe, o TOEFL usa principalmente o inglês americano, enquanto o IELTS usa principalmente o inglês britânico.

Você pode ouvir amostras de passagens do TOEFL aqui e do IELTS aqui para ver se tem uma forte preferência por uma em relação à outra.

No entanto, tenha em mente que:

  • Tanto o TOEFL quanto o IELTS contratam atores de voz que falam claramente e com pronúncia padrão.
  • Não importa o teste que você escolher, você não será penalizado por usar uma variante do inglês em vez da outra.

2. Pessoa Real vs. Computador

Outra grande diferença que os alunos geralmente mencionam é o fato de que os testes de conversação do IELTS permitem que você fale com uma pessoa real.

No entanto, como uma plataforma de aulas de inglês particulares que preparou milhares de alunos para esses exames, sabemos que para cada aluno que adora ter uma pessoa real na sala, há outro aluno que sentiu que seu examinador era hostil, deixando-os nervosos.

Então, aqui está nosso conselho:

  • Se você é capaz de falar com todo tipo de pessoa, então um exame presencial será uma excelente opção.
  • Se você acha que seu desempenho será afetado pela postura do examinador, você pode ter um desempenho melhor em um exame por computador.

3. Papel vs. Computador

Alguns alunos também gostam do fato do IELTS oferecer uma opção em papel para o teste, enquanto o TOEFL é sempre através do computador. * Portanto, se você se sentir mais confortável escrevendo do que digitando, a versão em papel do IELTS é uma opção mais segura.

No entanto, lembre-se de que se seus estudos futuros exigirem muita digitação em inglês, você pode querer começar a praticar o TOEFL.

Além disso, observe que o tempo que leva para receber sua pontuação depende do tipo de teste que você faz. Os resultados dos testes baseados em computador são divulgados mais rapidamente, o que é importante se você tiver com prazo apertado.

Aqui estão os horários para sua referência:

* Nota: TOEFL tem uma versão em papel. No entanto, esta versão do teste não tem uma seção de conversação e é oferecida apenas em áreas com acesso limitado à Internet.

4. Conteúdo

Acreditamos que a maior diferença entre o TOEFL e o IELTS é, na verdade, o conteúdo: o TOEFL é mais acadêmico do que o IELTS.

Como o Diretor Executivo do TOEFL explica, "100 por cento do conteúdo do TOEFL é extraído de textos universitários."

Além disso, um estudo de 2018 com mais de 90 exames TOEFL e IELTS descobriu que as seções de leitura do TOEFL têm em média duas vezes mais passagens em ciências do que as do IELTS. (Pesquisas descobriram que as pessoas tendem a achar as leituras científicas mais difíceis do que as de artes e humanidades.)

Além disso, a seção de listening do TOEFL oferece conversas e palestras baseadas no campus. Para responder às perguntas após as palestras, você terá que fazer anotações enquanto ouve - como em uma palestra real.

Por outro lado, o IELTS apresenta passagens de listening e reading mais familiares para a maioria dos alunos, como artigos de revistas e conversas do dia a dia.

Essa diferença também fica clara nos testes de speaking. Embora o TOEFL possa prepará-lo mais para um exame oral ou uma discussão em classe, o teste de conversação IELTS é estruturado mais como uma conversa. O examinador primeiro faz perguntas sobre você, em seguida, ele pergunta sobre um tópico e, por fim, pede que você discuta o tópico de uma maneira mais geral ou detalhada. Você pode ver como é o teste de conversação em nossos materiais de conversação do IELTS.

Em suma, estudar para o TOEFL pode prepará-lo melhor para as situações que encontrará em seus estudos futuros. No entanto, este aspecto do teste também o torna mais difícil para muitos alunos.

5. Tarefas ou Tasks

A próxima grande diferença são as tarefas.

Na seção anterior, discutimos como o TOEFL pode ser mais difícil em termos de conteúdo. No entanto, os participantes do teste geralmente consideram as tarefas do TOEFL mais fáceis, e aqui está o motivo:

  • As perguntas do TOEFL são principalmente de múltipla escolha.
  • As perguntas sobre a leitura de passagens indicam em qual parágrafo da passagem você deve procurar as respostas (por exemplo, “De acordo com o parágrafo um, qual é o problema?”).
  • As perguntas do TOEFL são sequenciais: eles perguntarão sobre o parágrafo um primeiro, depois o parágrafo dois e assim por diante. 

Por outro lado, as questões do exame IELTS são mais variadas. Por exemplo, o site oficial menciona os seguintes tipos de perguntas:

  • Multiple choice (Múltipla escolha)
  • True, false or “not given” (Verdadeiro, falso ou “não informado”)
  • Matching (Combine)
  • Fill in the blanks (Preencha as lacunas)
  • Short-answer questions (Perguntas de resposta curta)

Cada vez que você encontrar um novo tipo de pergunta, você terá que “trocar de marcha”. E para as questões abertas, você será penalizado por ortografia e gramática incorretas.

Na seção de redação, o IELTS também solicitará que você analise e interprete diagramas e fluxogramas. Portanto, se você não está tão confiante em suas habilidades analíticas, isso também fará do IELTS um teste mais difícil para você.

No entanto, as seções Speaking e Writing do TOEFL também apresentam algumas tarefas desafiadoras, que combinam falar ou escrever com ouvir e / ou ler. Isso significa que você terá que ler um texto ou ouvir uma gravação e então falar ou escrever sobre o que aprendeu.

Então, qual teste é melhor para você?

Se você se sentir sobrecarregado com as informações, não se preocupe! Aqui está uma lista de verificação para ajudá-lo a decidir:

𝤿 Tenho dificuldade em entender o inglês da América do Norte.
𝤿 Eu prefiro fortemente um teste em papel a um teste através do computador (e posso fazer o teste em papel pelo menos duas semanas antes do prazo final de minha inscrição).
𝤿 Eu prefiro fortemente fazer um teste de speaking pessoalmente a ter que gravar a mim mesmo.
𝤿 Eu prefiro fortemente ser testado no inglês do dia a dia ao invés do inglês acadêmico.
𝤿 Tenho dificuldade em entender textos sobre ciências.
𝤿 Sinto-me confortável com testes que têm muitos tipos de perguntas (ou seja, não apenas de múltipla escolha).
𝤿 Costumo trabalhar com gráficos, tabelas, diagramas e tabelas.

Se você marcou cinco ou mais dessas caixas, deve considerar fortemente o IELTS. Se você deixou cinco ou mais dessas caixas em branco, vá para o TOEFL.

Em qualquer caso, se precisar de ajuda na preparação, saiba que nossos professores estão aqui para ajudá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com uma simples busca, você pode encontrar professores com experiência na preparação de alunos para o TOEFL ou IELTS. Alguns de nossos professores até mesmo fizeram esses exames por conta própria. Sua primeira lição é por nossa conta, então você não tem nada a perder!