Engoo Blog Estudos

Como se Tornar Fluente Mais Rápido

Como se Tornar Fluente Mais Rápido

Todos nós queremos nos tornar fluentes em inglês e, quanto mais cedo, melhor! Mas como podemos acelerar nosso aprendizado?

Faça a si mesmo as cinco perguntas a seguir e você verá rapidamente o que precisa fazer!

1. O Que Você Chama de Fluência?

Primeiro, você precisa descobrir o que “fluência em inglês” significa para você. Por exemplo, você quer dominar inglês para conversação, inglês para negócios, inglês para viagens, inglês para sobrevivência ou inglês médico?

Outra maneira de pensar sobre isso é: O que você se vê fazendo com o inglês? Pesquisas mostram que os alunos ficam mais motivados quando têm uma ideia clara de como podem usar uma língua. Essa motivação pode ajudá-los a aprender mais rapidamente.

Para descobrir o que você quer fazer com o inglês, verifique as listas de objetivos de aprendizagem comuns da Pearson GSE. Escolha as metas que melhor atendem às suas necessidades e priorize-as. Em seguida, use este guia para aprender como você pode alcançar esses objetivos da maneira mais rápida possível.

2. Com que Frequência Você Usa o Inglês?

Se você quiser se tornar fluente na fala, pergunte-se: “Com que frequência eu falo inglês?” Se você quiser se tornar um leitor mais rápido, pergunte-se: “Com que frequência leio em inglês?”

Em outras palavras, pergunte a si mesmo com que frequência você faz as coisas nas quais deseja se tornar bom. Então veja como você pode fazê-las com mais frequência. Quanto mais prática você conseguir, mais rápido irá melhorar.

Por exemplo, se você quiser ser fluente em inglês, terá mais chances de praticar a conversação. A imersão é uma maneira eficaz de fazer isso, mas hoje em dia você não precisa estar em um país de língua inglesa para conseguir vivenciá-la. Você apenas precisa falar em inglês. Mesmo que seja falando sozinho!

3. O quanto Você Gosta de Estudar Inglês?

Aprender qualquer idioma é um compromisso de longo prazo e a motivação é a chave para o sucesso. Uma grande parte de estar motivado (ou não perder a vontade, pelo menos!) É desfrutar do que você está fazendo.

Quanto mais você gosta de algo, mais disposto você estará para gastar tempo com isso, mesmo quando estiver cansado. Então, se você não gosta de estudar inglês, é hora de procurar maneiras de se divertir com isso.

O primeiro passo é se livrar dos métodos e ferramentas de aprendizagem que não estão funcionando para você.

  • Não gosta de memorizar vocabulário com flashcards? Pare de fazer isso.
  • Não gosta do seu livro atual? Pare de usar.

A aprendizagem de línguas deve ser divertida e o processo de aprendizagem é diferente para cada pessoa, por isso não sinta a necessidade de estudar da mesma forma que os outros.

Em vez disso, pense no que você acha divertido e faça isso! Por exemplo, se você preferir fazer histórias com palavras do vocabulário, faça isso em vez de usar cartões de memória.

Quanto mais você gostar do processo de aprender inglês, mais motivado você ficará e mais chances de sucesso você terá.

4. Quanta Ajuda Você Tem?

Você já percebeu que os atletas olímpicos têm treinadores? Se até mesmo os melhores em sua área precisam de orientação, é natural querermos/precisarmos também!

A maioria de nós não consegue se tornar fluente em um idioma contando com um aplicativo gratuito ou lendo um livro didático. Precisamos do nosso próprio “treinador” também.

Portanto, pergunte a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Eu tenho alguém a quem perguntar?
  • Alguém pode me dar feedback sobre minhas habilidades em inglês?
  • Alguém pode me dar dicas sobre como aprender inglês?

Se você não tem ninguém de quem obter esse tipo de ajuda, você pode querer entrar em uma aula ou encontrar um tutor.

5. Quanto Tempo Você se Dedica ao Estudo?

Quanto tempo você pode realmente gastar estudando todos os dias? Você pode reservar mais tempo para seus estudos, (digamos) acordando mais cedo?

Se você não consegue descobrir como reservar mais tempo de estudo, tente isto:

  1. Faça uma lista de tudo que você faz todos os dias e inclua o tempo que você gasta em cada atividade.
  2. Depois de uma semana, verifique a lista e veja quais atividades você pode dedicar menos tempo ou interromper sua programação.
  3. Em vez disso, gaste esse tempo extra estudando!

E não se esqueça, o aprendizado de inglês não precisa acontecer apenas durante o seu tempo de estudo. Como o New York Times ressalvou:

"Pesquisas mostram que quando você treina o conhecimento e o pratica com frequência, ele persiste. Portanto, se você puder incorporar o que está tentando lembrar na vida diária, de preferência ao longo do tempo, suas chances de reter o conhecimento aumentam drasticamente. "

Portanto, tente descobrir maneiras de encaixar o inglês em sua vida diária. Por exemplo, você também pode assistir à TV em inglês quando fizer tarefas domésticas ou aprender inglês enquanto usa as redes sociais.

Você Tambêm Pode Experimentar a Engoo. 

Se você respondeu às perguntas acima, provavelmente terá encontrado muitas maneiras de aprender inglês de maneira mais eficaz.

Mas se você está procurando maneiras ainda mais divertidas e eficazes de aprender, dê uma olhada na Engoo!

  • Nosso modelo baseado em assinatura significa que os alunos compram uma assinatura mensal e têm aulas diariamente, o que é possível, pois cada aula tem apenas 25 minutos!
  • Nossos professores e materiais didáticos são divertidos e envolventes! Basta escolher um professor que você achar interessante e começar uma aula.

Sua primeira aula é por nossa conta!