Engoo Blog Estudos

3 Razões para Estudar Japonês (e Por Que Não é Tão Difícil)

3 Razões para Estudar Japonês (e Por Que Não é Tão Difícil)

Se você ainda está em dúvida sobre aprender japonês, continue lendo para aprender sobre esse idioma fascinante e por que não é tão difícil quanto parece.

Aprecie Integralmente as Manifestações Culturais Japonesas

O Japão é um país criativo, produzindo animes, mangás, j-pop, j-rock, romances, games e filmes como nenhum outro. As artes japonesas como jardinagem, caligrafia, culinária, caratê e cerâmica também são famosas em todo o mundo.

Para vivenciar essa cultura, a maioria de nós confia em traduções. No entanto, a partir de certo ponto, isso simplesmente não é suficiente, já que:

  • As traduções nunca capturam totalmente a beleza da língua original.
  • As legendas e dublagens demoram muito para sair. Então, se você conhecesse japonês, poderia assistir ao seu anime favorito antes de ser legendado (ou pior, dublado). Ou se você gosta de romances japoneses, poderia aprender a ler em japonês antes de serem traduzidos (se isso acontecer).

Aprender a língua também permite que você entenda o país por trás de todas essas criações culturais. Por exemplo:

  • Como o Japão tornou possível para gente como Murakami Haruki escrever seus romances e estar entre os mais vendidos internacionalmente? Ou para Akira Kurosawa se tornar um dos cineastas mais influentes da história do cinema?
  • Por que tantos videogames famosos, como Pac-Man, Pokémon e Final Fantasy, vêm do Japão?
  • E o que explica Marie Kondo, a especialista em arrumação, eleita uma das "100 pessoas mais influentes" da Time Magazine? O que os japoneses, seu povo, pensam dela?

Pense bem: não seria legal não apenas curtir seu conteúdo japonês favorito em sua forma mais pura, mas também entender as circunstâncias culturais que o geraram?

Viajar para o Japão

Se você deseja ...

  • Relaxe na serenidade de uma floresta de bambu ou de um santuário situado em uma montanha
  • Tenha um vislumbre da vida como um ninja, samurai ou o imperador
  • Deleite-se com a beleza fugaz das flores de cerejeira
  • Caminhe pelo Monte Fuji para ver o nascer do sol ou uma competição de luta de sumô
  • Faça uma aula de culinária ou experimente uma tradicional cerimônia do chá

… falar japonês o ajudará a aproveitar ao máximo sua viagem ao Japão.

A barreira do idioma pode ser um problema real ao viajar para o Japão. Embora muitos japoneses falem inglês, eles não têm confiança e evitam estrangeiros perdidos quando pedem informações.

E, infelizmente, seu aplicativo de tradução não ajudará muito. (Basta verificar essas críticas horrivelmente traduzidas sobre restaurantes.)

Aprender japonês permitirá que você:

  • Leia menus de restaurantes e placas em destinos turísticos explicando o que você deve e o que não deve fazer.
  • Reserve o transporte local por você mesmo. (Diga adeus às agências de viagens caras!)
  • Encontre os restaurantes mais autênticos pesquisando online em japonês.

E o pior é que você poderá fazer algumas perguntas a um japonês amigável sem assustá-lo!

Melhore suas Perspectivas de Carreira

Embora o chinês receba muita atenção atualmente, o japonês ainda é um dos principais idiomas a se conhecer para os negócios.

O Japão é a terceira maior economia e o maior investidor do mundo. E o impacto contínuo das empresas japonesas no mundo é inegável.

Pense em todas as empresas japonesas que você conhece: Panasonic, Uniqlo, Toshiba, Sony, Toyota, Honda, Nikon são provavelmente apenas algumas.

Por causa das poucas pessoas que falam japonês fora do Japão, as empresas que desejam operar no Japão irão recebê-lo de braços abertos se você falar esse idioma.

Além disso, devido à relativa falta de talento bilíngue no Japão, você também terá uma grande vantagem no mercado de trabalho japonês, se optar por "tentar sua sorte" lá. Também ficou mais fácil para os estrangeiros encontrar trabalho no Japão devido à escassez de mão de obra do país.

Portanto, se você deseja trabalhar para uma empresa que está tentando se expandir para o Japão, vender produtos japoneses no exterior ou encontrar emprego no próprio Japão, o conhecimento da língua japonesa ajudará na sua carreira.

Não é Tão Difícil

Por último, o japonês não é tão difícil quanto as pessoas dizem que é.

Aprender qualquer idioma é um compromisso de longo prazo e a motivação é a chave para o sucesso. Em outras palavras, o quanto você deseja dominar esse idioma?

Como diz um antigo provérbio japonês, suki koso mono no jozu nare (“você se torna bom no que gosta de fazer”).

Portanto, é melhor você aprender uma língua “mais difícil” de que realmente goste e que tenha bons motivos para estudar. (Sim, “comprar consoles de jogos de edição limitada de sites japoneses” é um bom motivo, se você gosta disso.)

E, na verdade, existem muitos aspectos do japonês que o tornam fácil de aprender. Esses incluem:

  • A presença de muitas palavras em inglês. Por exemplo, ouça como os japoneses chamam as cozinhas (kitchens) キ ッ チ ン (ki-chin) e os computadores (computers) コ ン ピ ュ ー タ ー (kom-pyū-tā).
  • Gramática simples. Ao contrário das línguas europeias, que têm uma tonelada de tempos verbais, o japonês tem apenas dois: um pretérito e um para o presente e o futuro. Também ao contrário das línguas europeias, as regras gramaticais do japonês têm muito poucas exceções.
  • Pronúncia fácil. Ao contrário do inglês, onde a letra “a” pode ser pronunciada de sete maneiras diferentes, cada letra em japonês tem apenas uma pronúncia! O japonês também tem muito menos sons do que a maioria das outras línguas.

Como resultado, os linguistas acreditam que o japonês falado é relativamente fácil de dominar.

Além disso, o japonês é uma porta de entrada para outras línguas do Leste Asiático. Estudar kanji (os caracteres em japonês) torna o chinês muito menos doloroso e a gramática japonesa lhe dá uma vantagem inicial com o coreano.

Então experimente o idioma! E se você tiver dúvidas ou quiser praticar a conversação, saiba que nossos amigáveis professores estão prontos para ajudar. (PS: Sua primeira lição é sobre nós.)