Engoo Blog Estudos

5 Estratégias de Aprendizado Para Alunos Avançados

5 Estratégias de Aprendizado Para Alunos Avançados

Como um aluno avançado de inglês, quais são seus objetivos com o inglês? Se suas respostas forem: “Não quero esquecer o que já aprendi” ou “Só quero praticar conversação”, então é hora de começar a falar!

Mas se o seu objetivo é melhorar suas habilidades orais, você sabe que ainda há muito trabalho pela frente.

Nos níveis mais baixos, a prática da conversação ajuda os alunos a ganhar confiança. Mas provavelmente você deseja aperfeiçoar seu inglês falado. Que estratégias, então, alunos avançados como você podem usar para atingir esse objetivo?

1. Identificar Qual Estilo e Modelo Quer Seguir

Primeiro, pense sobre que ‘tipo de inglês’ avançado você deseja falar. Uma maneira fácil de fazer isso é escolher alguns "modelos". Por exemplo:

  • Se você quiser parecer mais persuasivo, assista às palestras do TED.
  • Se você quiser soar mais engraçado, encontre um comediante de que goste e assista a seus vídeos.
  • Se você quiser soar mais acadêmico, ouça as palestras universitárias online e encontre um professor que fale inglês da maneira que você deseja.

Certifique-se de observar o vocabulário, as expressões e os padrões de frase que seus modelos de comportamento usam para soar como o fazem. Em seguida, tente usá-los na próxima vez que discutir tópicos de seu interesse.

2. Expanda Seu Alcance

Alunos avançados devem ser capazes de falar sobre uma ampla variedade de tópicos. Embora você não precise ser igualmente bom em falar sobre todas as coisas, sua fluência não deve cair muito ao falar sobre tópicos com os quais você está menos familiarizado.

Então pergunte a si mesmo: “Com quais tópicos eu ‘luto’ mais?” Se você não consegue pensar em nenhum, pergunte-se: "Sobre que assuntos me sinto confortável para falar?" Então, desafie-se com diferentes assuntos.

Uma maneira fácil de fazer isso é usar nossos materiais de Daily News. Se você não se sentir confortável para falar sobre, digamos, tópicos relacionados à tecnologia, você pode ler artigos em nossa categoria “Ciência e Tecnologia” e discuti-los com um amigo ou tutor.

Assim, quando você se sentir confortável para discuti-los, passe para outra categoria. Repita esse processo para todos os demais e, em breve, você terá o vocabulário avançado de inglês necessário para falar sobre qualquer assunto que surgir em seu caminho!

3. Pense mais Profundamente

Às vezes, os alunos de nível superior se perguntam como podem falar por períodos mais longos. A chave para isso é perceber que falar longamente não significa tagarelar indefinidamente. Requer pensamentos mais complexos.

A Escala Global de Inglês (GSE) da Pearson recomenda que os alunos avançados desenvolvam a capacidade de:

  • Especule sobre as causas de um problema ou problema
  • Expresse com precisão as consequências potenciais de ações ou eventos
  • Avalie as vantagens e desvantagens das várias opções

Em outras palavras, vá mais fundo. Não diga apenas que algo aconteceu. Tente explicar por que aconteceu, que resultados podem surgir e o que pode ser feito a respeito.

Por exemplo, mesmo se você estiver apenas falando sobre a falta de sono, você pode seguir o conselho de Pearson e tentar:

  • Adivinhar quais podem ser as razões da sua falta de sono.
  • Falar sobre os resultados da sua falta de sono.
  • Sugerir maneiras de resolver isso, pensando nas vantagens e desvantagens de cada solução.

Em outras palavras, não pare apenas ao relatar a quantidade de sono que você tem todos os dias, vá além!

4. Aprenda a Perguntar as Coisas

Conversar em inglês avançado não se trata apenas de poder conversar. É também sobre ser capaz de conduzir uma conversa.

Como um de nossos professores compartilhou: “Meus alunos avançados raramente fazem perguntas. Eles confiam em mim para fazer todas as perguntas. Em níveis mais baixos, tudo bem, mas os alunos avançados devem entender que as conversas são uma via de mão dupla.”

Essa visão é apoiada por plataformas e metodologias de ensino. Por exemplo:

  • Escala global de inglês da Pearson, que lista "Pode fazer perguntas detalhadas em discussões" como uma habilidade avançada.
  • O Conselho Americano de Ensino de Línguas Estrangeiras (ACTFL) concorda, dizendo “Os palestrantes de nível avançado conversam de maneira claramente participativa”.

Em outras palavras, você não deve apenas seguir o direcionamento da conversa dado por outra pessoa, respondendo às suas perguntas, mas também deveria fazer suas próprias perguntas.

Portanto, da próxima vez que você tiver uma conversa em inglês, tente liderar mais e seguir menos.

5. Escreva Mais

De acordo com o ACTFL, os alunos mais avançados no inglês devem ser capazes de “falar sucintamente''. Neste nível, o discurso oral normalmente se assemelha ao discurso escrito. ” Em outras palavras, você quer que seu inglês falado:

  • Seja curto e direto ao ponto.
  • Soe mais como seu inglês escrito.

O que significa falar mais como se escreve? Bem, escrever nos dá mais tempo para pensar sobre como queremos dizer algo. Passamos mais tempo escolhendo cuidadosamente as palavras certas e até mudando nosso texto.

Esse processo nos permite alcançar maior clareza ao escrever do que ao falar. E quanto mais escrevemos, mais prática adquirimos para nos expressarmos com clareza, o que, por sua vez, nos ajuda a falar de forma mais sucinta.

Além disso, é mais fácil obter feedback de um amigo ou tutor sobre sua escrita. Ao ouvi-lo falar em tempo real, eles podem, no máximo, apontar erros.

Mas quando você dá a eles algo que escreveu, eles serão capazes de identificar palavras desnecessárias, sugerir palavras mais claras e transições mais suaves, e captar outras coisas que seriam difíceis de notar ao falar.

Simplificando, escreva mais para falar melhor!

Comece Já!

Siga as estratégias acima e você definitivamente será capaz de levar seu inglês a níveis mais elevados.

Se você quiser feedback sobre sua redação ou conversação, ou praticar a discussão de tópicos avançados, lembre-se de que nossos professores estão aqui para ajudá-lo 24 horas por dia nos sete dias da semana. Você também tem a opção de escolher professores especializados em alunos avançados, que estão mais bem equipados para ajudar os alunos de nível superior.

Sua primeira lição é por nossa conta, então você não tem nada a perder!