Engoo Blog Pais e Filhos

Como Fazer Seus Filhos se Interessarem pelo Inglês

Como Fazer Seus Filhos se Interessarem pelo Inglês

Você já tentou fazer de tudo para que seus filhos se interessassem pelo inglês?

Se você é como a maioria dos pais, disse aos seus filhos que aprender inglês será útil no futuro. No entanto, estudos psicológicos nos dizem que a ideia de trabalhar por uma recompensa em um futuro distante, que já não é motivadora para adultos, o é menos ainda para crianças!

Então, hoje, vamos apresentar cinco dicas fáceis que você pode usar em casa para realmente deixar as crianças interessadas no inglês (leia: faça-as pensar que foi ideia delas). As dicas neste post se concentram em crianças de até dez anos.

1. Faça do Inglês Parte do Dia-a-dia

As crianças são inteligentes e vão perceber rapidamente se você está tentando ensinar-lhes algo que não acham muito útil. Portanto, sua primeira tarefa é evitar que seu filho pergunte: “Por que eu preciso de inglês?” tornando-o tão fácil e natural para eles quanto respirar.

Uma boa maneira de fazer isso é apresentá-los ao inglês o mais cedo possível. Existem várias maneiras de fazer isso. Algumas são:

  • Compre para eles brinquedos e livros que tragam elementos em inglês.
  • Se você planeja contratar uma babá ou creche, tente encontrar uma opção que esteja familiarizada com inglês ou que o conheça bem o suficiente para usar com seu filho.
  • Combine com seus amigos que também tenham filhos (caso não tenha amigos estrangeiros) de falar em inglês na frente de seus filhos. Se isso não for uma opção, você pode praticar conversando em uma aula de inglês com professores nativos da Engoo!)
  • Se você deixa a criança usar tablets ou telefones, certifique-se de definir o idioma para inglês.*
Brinquedos simples que permitem brincadeiras abertas e muita interação dos pais são os melhores.

Você também pode mesclar o inglês com algumas rotinas regulares que tem com seu filho. Por exemplo, digamos que você esteja fazendo compras com seu filho. No trajeto de carro, você pode tocar música infantil em inglês. (Super Simple Songs é um bom canal para começar, se precisar de algumas ideias!)

E no supermercado, faça um jogo de busca dos produtos que você deseja, pedindo ao seu filho para encontrar coisas que você liste em inglês (“Vá buscar ... oranges! Vá buscar ... apples! Aposto que você não se lembra o que são grapes!” )

Ao expor seu filho ao inglês diariamente, ele não apenas se familiarizará com o estilo e o som do idioma, mas este se tornará natural para eles.

* Observação: a American Academy of Pediatrics não recomenda que crianças com menos de 18 meses usem dispositivos com telas, a menos que estejam fazendo videochamadas.

2. Torne o Inglês Divertido para Você e seu Filho

Muitos pais hoje em dia sentem-se pressionados a transformar suas crianças em falantes fluentes de inglês desde o início. No entanto, é melhor fazer as coisas pouco a pouco. Comece se concentrando primeiro em despertar o interesse delas pelo inglês.

Remember that an important part of being interested in something is not hating it. So try to focus on making your child’s early experiences with English as enjoyable and stress-free as possible.

Lembre-se de que uma parte importante de estar interessado em algo é não odiar aquilo (o que gera barreiras muitas vezes permanentes de aprendizado). Portanto, tente se concentrar em tornar as primeiras experiências de seu filho com o inglês o mais agradáveis e livres de estresse possível.

Isso significa que, em vez de enviá-los para aulas de inglês que os aprofundam em gramática e vocabulário, provavelmente é melhor reproduzir filmes, programas de TV e música para crianças.

Para começar, você pode conferir o canal oficial da Peppa Pig no Youtube e o Disney+, que exibe filmes da Disney, bem como documentários da National Geographic e outros conteúdos educacionais divertidos em inglês e outros idiomas.

Lembre-se de que cada criança tem uma definição diferente de "diversão". Se seu filho gosta de esportes, talvez você precise assistir a jogos esportivos em inglês. Se seu filho gosta de cozinhar, assista a programas de culinária e tente cozinhar coisas a partir de receitas em inglês.

E não se esqueça de que diversão é contagiante. Se seu filho vê você se divertindo com o inglês, é mais provável que ele goste também. Tivemos pais que nos contaram como costumavam colocar algumas canções em inglês de que gostavam enquanto faziam o trabalho doméstico e de repente, um dia, seus filhos começaram a cantar juntos!

3. Faça do Inglês um Momento em Família

Lembre-se de que a interação é a chave para o aprendizado de línguas, seja nossa língua nativa ou uma língua estrangeira. Afinal, os idiomas não são uma via de mão única!

Portanto, quando possível, tente usar um pouco de inglês ao fazer atividades com seu filho. Assista a filmes, cante músicas em inglês e jogue jogos simples com eles (por exemplo, esconde-esconde) usando o inglês. 

Fazer artes e trabalhos manuais juntos, como origami ou pintura, é uma boa maneira de apresentá-los a substantivos, formas e cores simples. (Lembre-se de que trabalhar as habilidades motoras do seu filho também pode ajudar no desenvolvimento da linguagem!)

E não se esqueça dos livros ilustrados! Podem ser bilíngues ou totalmente em inglês. Clássicos como The Very Hungry Caterpillar são um grande sucesso entre as crianças e têm no máximo uma frase por página, não sendo difíceis de ler, mesmo se você não se sentir confiante no seu próprio inglês.

And if you’re hesitant to read to your kids in English, there are plenty of videos of people who do this which you can learn from. But know that it’s better if your child hears you reading and not some person from the computer. And don’t stress if you make mistakes. The purpose of these activities is to have fun with your child while doing something in English!

E se você está hesitante em ler para seus filhos em inglês, existem muitos vídeos de pessoas que fazem isso, através dos quais você pode aprender. Mas saiba que é comprovadamente melhor para retenção e atenção de seu filho, que seja você lendo e não uma pessoa qualquer em um vídeo/áudio no computador. E não se estresse se você cometer erros. O objetivo dessas atividades é também se divertir com seu filho enquanto faz algo em inglês!

4. Faça o Inglês Ser uma Ferramenta para Fazer Amigos

É importante que as crianças percebam por que o inglês é útil para elas. Uma boa maneira de fazer isso é encontrar novos amigos que falem o idioma.

Na verdade, se uma criança não tiver amiguinhos que falam inglês, ela não verá nenhuma razão para usá-lo e podem até mesmo pedir que você pare com as práticas em família!

Então, para garantir que o inglês continue sendo importante para eles, aqui vão algumas dicas:

  • Encontre um grupo de recreação com crianças que falam inglês ou nativas no idioma. Não precisam ser totalmente em inglês. É bom ter uma mistura de famílias locais e pessoas de origem anglófona. O importante é que todos estejam comprometidos em criar seus filhos como bilíngues e biculturais.
  • Inscreva seu filho em uma pré-escola ou jardim de infância interdisciplinar em que se fala inglês, onde eles não apenas ensinem inglês como uma das ‘matérias’, mas também seja a língua de ensino das demais disciplinas.
  • Se você tem amigos ou familiares em países de língua inglesa que têm filhos, tente visitá-los durante as férias e fazer videochamadas durante o resto do ano. Dessa forma, eles associarão o inglês a essas férias divertidas e novos amigos.

Se você não pode propiciar encontros de seus filhos com nativos ou crianças que falem o idioma, tente mostrar a eles vídeos de crianças ao redor do mundo que falam inglês e tente encontrar amigos de correspondência de outros países para os quais eles possam escrever ou fazer videochamadas.

5. Professores Particulares Online

Caso você precise de mais ideias, aqui vai uma sugestão final: encontre professores particulares online.

Aulas particulares online são uma maneira fácil e acessível de proporcionar ao seu filho a interação individual de que ele precisa para aprender inglês sem "ir à falência" para pagar professor particular caro. As aulas particulares online também eliminam o incômodo de deixar e buscar seus filhos em um local físico.

Com a Engoo, você também pode ter a certeza de que nossos professores farão seus filhos ficarem viciados em inglês. Eles elogiam e recompensam as crianças com frequência, permitindo-lhes desfrutar do processo de aprendizagem.

Também temos milhares de professores de mais de cem países. Isso significa que estamos abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana, e seus filhos podem conhecer pessoas de todo o mundo, desenvolvendo uma mentalidade de cidadão(ã) global desde o início.

Usuários recém-cadastrados ganham uma aula grátis, então nos dê uma chance!