Engoo Blog Estudos

Uma Maneira Infalível de Melhorar sua Leitura em Inglês

Uma Maneira Infalível de Melhorar sua Leitura em Inglês

Para quem está aprendendo, cada parágrafo, artigo de notícias ou livro em inglês é uma montanha a se escalar. Para chegar ao pico, você precisa de uma habilidade importante: parafrasear.

Simplificando, paráfrase é quando palavras diferentes são usadas para falar sobre a mesma coisa. Por exemplo, digamos que você esteja lendo um artigo de notícias sobre a Disneyworld. Em vez de repetir "Disneyworld", o artigo provavelmente usará opções alternativas para se referir a ela, como "parque temático", "parque de diversões" ou "principal destino de verão". 

Cada vez que você reconhece uma paráfrase para a Disneyworld, você dá um passo em direção ao “pico” - entendendo o objetivo da notícia.

No entanto, se você perder as paráfrases, terá muita dificuldade em entender o artigo - especialmente porque as paráfrases ancoram-se ao tópico principal. Faça isso algumas vezes e você "perderá seu pé de apoio" na peça ou pode até mesmo escorregar e "cair da montanha", ou seja, perder o entendimento do contexto do artigo!

Para garantir que isso não aconteça com você, esta peça irá prepará-lo para reconhecer paráfrases em qualquer texto que estiver lendo. Prepare-se para aumentar suas habilidades de leitura em inglês!

Como a Paráfrase Afeta a Compreensão da Leitura

Primeiro, vamos ver como a falha em reconhecer paráfrases pode afetar sua compreensão de leitura em inglês. Suponha que você esteja lendo a notícia "Homem alemão multado por coleção de armas da segunda guerra mundial". Aqui estão os primeiros parágrafos:

Se você teve dificuldade para ler isso, não se preocupe - a maioria dos alunos o fará.

Uma coisa que torna este artigo complicado são todas as paráfrases que ele contém. No terceiro parágrafo, o artigo fez referência ao seu sujeito de quatro maneiras diferentes. No título, ele é um "homem alemão". Em seguida, ele é chamado de "um homem de 84 anos", "o homem" e, finalmente, "o réu".

Além disso, o tribunal (o outro elemento chave nesta história) foi descrito como "um tribunal alemão", "o distrito estadual na cidade de Kiel, no norte" e "isso".

Além disso, o artigo também se refere à punição do homem (a ação principal nesta história) de algumas maneiras diferentes. No título ele é "multado", então no primeiro parágrafo, ele é "condenado" e no parágrafo seguinte, ele é condenado a uma "sentença de prisão" e "condenado a pagar uma multa".

Depois de descobrir que todas essas paráfrases se referem à mesma coisa, a ideia principal da peça torna-se clara: um tribunal alemão está punindo um homem por coletar ilegalmente armas da Segunda Guerra Mundial.

"OK", você pode estar pensando. "Mas como vou reconhecer uma paráfrase?"

Como Identificar as Paráfrases em Inglês

Para identificar paráfrases, você precisa primeiro entender como elas são em inglês. Por exemplo, você provavelmente sabe que muitas paráfrases envolvem pronomes como "isso", "ela" ou "eles". Abaixo estão mais algumas formas que a paráfrase geralmente assume.

1. The …

A maioria das paráfrases começa com o artigo, "the". Isso ocorre porque "the" é frequentemente usado para se referir a coisas que já foram mencionadas

Por exemplo, no artigo acima, você notará que, enquanto o alemão é apresentado pela primeira vez como "um homem de 84 anos", ele é mais tarde referido como "o homem" e "o réu". Mesmo que você não tenha entendido a palavra "réu", pode usar o "the" antes dela para descobrir que provavelmente se refere a algo já mencionado - neste caso, o sujeito ou elemento principal.

2. Hiperônimos

A hypernym is a word that indicates some sort of category. For example, “food” is a hypernym for the words “fruit,” “vegetable,” and “meat.” “Fruit” is a hypernym for “temperate fruit” and “tropical fruit,” which is itself a hypernym for “pineapple” and “banana.”

Um hiperônimo é uma palavra que indica algum tipo de categoria. Por exemplo, "comida" é um hiperônimo para as palavras "fruta", "vegetal" e "carne". "Fruta" é um hiperônimo para "fruta de clima temperado" e "fruta tropical", que por sua vez é um hiperônimo para "abacaxi" e "banana".

Os hiperônimos são frequentemente usados ​​em paráfrases. Por exemplo, uma menção de enciclopédia aos abacaxis provavelmente se referirá a eles com hiperônimos como "frutas" e "frutas tropicais".

3. Hipônimo

Hipônimos são o oposto de hiperônimos. Por exemplo, "fruta" é um hipônimo de "comida".

Em paráfrases, os hipônimos freqüentemente incluem alguns detalhes extras. Os detalhes podem ser simples, por exemplo, quando a notícia acima se referia ao seu assunto principal como "um homem de 84 anos" - um hipônimo de "o homem". 

No entanto, às vezes, os detalhes podem complicar as coisas. Um exemplo é quando o tribunal alemão foi referido com o hipônimo, "o distrito estadual na cidade de Kiel, no norte". Se você for como a maioria dos alunos, provavelmente perdeu o fio da meada por um segundo, ao ler esta frase.

Mas não tenha medo! Ao encontrar uma construção que tenha tantos detalhes a ponto de ficar confusa, respire fundo e:

  1. Concentre-se no fato de que começa com um "the".
  2. Lembre-se de que algumas paráfrases são hipônimos que incluem muitos detalhes.

Depois de assimilar essas dicas, é fácil reconhecer quando uma frase é (provavelmente) uma paráfrase de algo mencionado anteriormente na passagem.

4. Sinônimos

Por último, mas não menos importante, os sinônimos são uma forma que as paráfrases costumam assumir. Isso pode não parecer muito difícil, mas lembre-se de que palavras que são sinônimos em inglês podem não ser sinônimos em seu idioma.

Por exemplo, neste artigo de notícias sobre os impactos de "não se exercitar" para a saúde, "não estar em forma" é usado como um sinônimo próximo (e paráfrase) de "não se exercitar". Se você perder essa conexão, poderá interpretar mal a peça completamente!

Quer a Prática Real de Inglês?

Se você quiser melhorar ainda mais suas habilidades de leitura (ou seu reading) em inglês, tente ler diariamente nossas Daily News, como prática gratuita! Publicamos novos artigos todos os dias projetados especificamente para alunos. Além disso, cada lição contém perguntas que você pode discutir com um de nossos professores profissionais, para que possa melhorar suas habilidades de conversação em inglês ao mesmo tempo!