Engoo Blog Estudos

Como Não Estourar o Tempo no Reading do TOEIC

Como Não Estourar o Tempo no Reading do TOEIC

Se você sempre se sente apressado durante o teste de leitura TOEIC, você não está sozinho. A maioria dos participantes ficam pressionados pelas 100 perguntas que precisam responder em apenas 75 minutos!

Para sua sorte, nós da Engoo temos muita experiência na preparação de alunos para estes testes. Hoje, vamos compartilhar nossas estratégias para você ter sucesso no teste de leitura TOEIC a tempo.

Comece Com a Parte 7 e Gaste a Maior Parte Do Seu Tempo Nela

O teste de leitura TOEIC tem três partes:

  • Parte 5: Frases Incompletas (30 questões)
  • Parte 6: Conclusão do Texto (16 questões)
  • Parte 7: Compreensão de Leitura (54 questões)

A parte 7 é mais difícil e mais longa do que as outras duas seções. Portanto, em vez de começar com as Partes 5 e 6 e se exaurir antes da Parte 7, recomendamos que você faça a última parte primeiro e planeje seu tempo da seguinte forma:

  • Parte 7: 55 minutos (cerca de 1 minuto por pergunta)
  • Parte 5: 10 minutos (máximo de 20 segundos por pergunta)
  • Parte 6: 10 minutos (máx. 30 segundos por pergunta)

Dar mais tempo à Parte 7 também pode fazer uma grande diferença na pontuação do teste. Um guia para o TOEIC publicado pela Oxford University Press explica:

Se os alunos não souberem as palavras-chave necessárias para obter as respostas às perguntas das Partes 5 e 6, gastar tempo extra não ajudará em nada. Na Parte 7, entretanto, ter um minuto a mais em uma pergunta difícil pode fazer uma grande diferença na busca pela resposta correta.

Estratégia Para Parte 7 

Ao contrário das Partes 5 e 6, que são inteiramente preenchidas, a Parte 7 tem muito mais variedade. Existem longas passagens - às vezes até várias passagens - junto com diferentes tipos de perguntas.

Se esta parte for desafiadora para você, recomendamos que comece com perguntas mais fáceis. Estes são os que podem ser respondidas com o mínimo de leitura. Por exemplo, quais das três perguntas a seguir são mais fáceis de responder?

  1. The word "highlight" in paragraph 3 is closest in meaning to which of the following words?
  2. Which product does the customer want to return?
  3. What is most likely true about the product the customer ordered?

A pergunta 1 aborda uma palavra do vocabulário usada, enquanto a pergunta 2 pergunta sobre um detalhe específico, que você pode encontrar examinando rapidamente o texto. Por outro lado, a questão 3 pede que você dê um palpite com base no seu entendimento de toda a passagem. Portanto, ao trabalhar com os conjuntos de perguntas, comece com as perguntas #1 e #2.

O guia Oxford explica outro benefício desta abordagem:

Examinando rapidamente a passagem para responder às perguntas de informações específicas, eles [os participantes do teste] podem captar uma noção geral do assunto da passagem e de como ela está organizada. Quando tiverem respondido às perguntas mais fáceis, talvez já tenham informações suficientes para responder às mais desafiadoras ou, pelo menos, terão uma ideia melhor de onde procurar para encontrar a resposta.

Estratégia Para as Partes 5 e 6 

Você pode estar se perguntando como responder às perguntas nas Partes 5 e 6 em 20-30 segundos. Muitos participantes acham útil analisar as questões em duas rodadas.

  1. Na primeira rodada, você tenta responder ao maior número de perguntas possível, o mais rápido possível. Pule as perguntas que você acha difíceis ou demoradas.
  2. Na segunda rodada, você retorna às questões que pulou na primeira vez e faz o possível para resolvê-las. Se uma pergunta o deixar perplexa por mais de 20-30 segundos, dê seu melhor palpite e siga em frente.

Mas como saber quais perguntas ignorar? Nas Partes 5 e 6, existem dois tipos principais de perguntas:

  1. Perguntas de vocabulário
  2. Questões de gramática

As questões de vocabulário testam seu conhecimento sobre o que uma palavra significa e / ou como é usada. Aqui estão alguns exemplos de questões de vocabulário do manual oficial do TOEIC.

Por outro lado, as questões gramaticais testam seus conhecimentos sobre as regras gramaticais e suas aplicações. Ao contrário das perguntas de vocabulário, você pode descobrir isso sem entender todas as palavras-chave. Isso ocorre porque muitas delas apresentam a mesma palavra em formas diferentes, como você pode ver a seguir:

Para a pergunta 101, mesmo que você não entenda o que "complicated" significa, você pode adivinhar que é a resposta correta porque "unnecessarily" é um advérbio, que precisa ser seguido por um verbo ou adjetivo.

O mesmo vale para a questão 103. "Learning" é um verbo, então você sabe que a palavra anterior provavelmente precisa ser um advérbio: (D) "regularly".

Portanto, se você ficar preso(a) em uma questão de vocabulário, tente adivinhar e seguir em frente. Mas se você estiver preso(a) a uma questão com foco na gramática, tente descobrir a resposta usando as palavras ao redor.

Pratique Falar Inglês

Nossa última dica é praticar bastante falando inglês. Isso pode não parecer intuitivo, já que não há seção de conversação no teste de escuta e leitura TOEIC. No entanto, como Oxford explica:

A produção oral e os tipos de interação comuns ao trabalho em grupo ... são maneiras naturais e poderosas de praticar e reforçar as informações-chave e as habilidades que os alunos precisarão para ter um bom desempenho no TOEIC.

Nossos alunos também concordam com isso. Eles nos contaram que as aulas de conversação em inglês online lhes deram a chance de usar o vocabulário e a gramática que aprenderam se preparando para o TOEIC. Além disso, as aulas online são muito mais divertidas do que estudar de véspera ou intensivamente!

Se você gostaria de incluir aulas de inglês online em seu plano de estudo TOEIC, registre-se na Engoo e reserve uma aula com um de nossos professores profissionais. (Alguns deles  têm experiência na preparação de alunos para o TOEIC!)