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Como usar "A" e "The" para falar sobre coisas em geral

Como usar "A" e "The" para falar sobre coisas em geral

Qual das seguintes afirmações está correta?

  1. Dogs are man’s best friend. (Os cães são os melhores amigos do homem.)
  2. The dog is man’s best friend. (O cachorro é o melhor amigo do homem.)

Muitos alunos acham que a primeira frase está correta. Mas você sabia que o segundo também é aceitável? Na verdade, o poema que tornou esta frase famosa diz:

O cão é o melhor amigo do homem.

Ele tem uma cauda em uma extremidade.

Na frente ele tem dentes.

E quatro pernas por baixo.

- Ogden Nash, "Uma Introdução aos Cães" (1941)

Mas "the dog" não se refere a um cachorro específico, como "o cachorro da casa ao lado"? Como você pode usar "the dog" para falar sobre cães em geral?

Essa parte confusa da gramática inglesa é chamada de "generic reference" ​​("referência genérica"), que significa "referindo-se a coisas em geral". Hoje, vamos ensinar três maneiras diferentes de falantes nativos de inglês fazerem referências genéricas.

1. Plural

Na conversação e escrita em inglês, o plural é a forma mais comum de referência genérica.

  • I like dogs more than cats.
    Gosto mais de cachorros do que de gatos.
  • Pandas are an endangered species.
    Pandas são uma espécie em extinção.
  • Teachers should care about their students.
    Os professores devem se preocupar com seus alunos.

E como você pode ver, nenhum artigo é usado com o plural.

2. “The

Às vezes, você também ouvirá falantes nativos de inglês usarem o artigo definido "the" para se referir a algo geral. Isso é chamado de "referência genérica definida" ou "genérico definido".

  • The dog is man's best friend. [= Os cães são nossos melhores amigos.]
    O cão é o melhor amigo do homem.
  • The panda is an endangered species. [= Pandas são uma espécie em extinção.]
    O panda é uma espécie em extinção.

Nessas frases, não estamos usando "the" para falar sobre um cachorro ou panda específico. Estamos usando para falar sobre uma categoria ou tipo específico de substantivos que são conhecidos como "dog" e "panda".

Você ouvirá frequentemente o genérico definitivo usado em materiais educacionais, como livros didáticos e documentários, especialmente se forem sobre um tópico científico.

  • The maple tree is originally from Asia.
    A árvore de bordo é originária da Ásia.
  • The coronavirus is a type of virus which has spikes on its surface.
    O coronavírus é um tipo de vírus que tem picos em sua superfície.

Os falantes de inglês também usam o genérico definitivo quando se referem a máquinas e instrumentos musicais.

  • My son is learning to play the piano.
    Meu filho está aprendendo a tocar piano.
  • The computer was a great invention.
    O computador foi uma grande invenção.

Às vezes, você verá o genérico definido usado ao se referir a nacionalidades e etnias. Por exemplo, “the French” e “the Japanese”. No entanto, isso soa um pouco antiquado, então use o plural, ou seja, "French people" ou "Japanese people".

3. “A/An

A última maneira de falar sobre algo em geral é usar o artigo indefinido "a/an". Isso é chamado de "referência genérica indefinida" ou "genérico indefinido".

  • A pigeon can fly long distances without getting lost. [= Os pombos podem voar... ]
    Um pombo pode voar longas distâncias sem se perder.
  • A child needs their parents. [= As crianças precisam de seus pais.]
    Uma criança precisa de seus pais.

Muitas vezes você ouvirá "a/an" usado quando alguém compartilha sua opinião sobre como certas pessoas devem se comportar.

  • A teacher should care about their students. [= Um bom professor ... ]
    Um professor deve se preocupar com seus alunos.
  • A leader must lead with actions not words. [= Um verdadeiro líder ... ]
    Um líder deve liderar com ações e não com palavras.

Quando os falantes de inglês usam o genérico indefinido, na verdade estão imaginando um membro típico do grupo.

  • A pigeon can fly long distances without getting lost. [= "Um pombo típico pode..."]
    Um pombo pode voar longas distâncias sem se perder.
  • A teacher should care about their students. [= "Alguém que é professor deve..."]
    Um professor deve se preocupar com seus alunos.

Então, quando você está imaginando um grupo como um todo, não use "a/an".

  • Pandas are endangered. [Em sua mente, você está pensando em pandas como um todo – não em um panda típico – então “a panda” não faria sentido.]
    Pandas estão em perigo.
  • I like dogs. [Você está imaginando cães em geral, então "a dog" não faria sentido.]
    Eu gosto de cachorros.

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