Engoo Blog Engoo

As duplas negativas estão erradas na Gramática Inglesa?

As duplas negativas estão erradas na Gramática Inglesa?

Na postagem do blog de hoje, explicaremos um tópico controverso da gramática inglesa: a "dupla negação". Aqui está o que abordaremos:

  1. O que é dupla negativa? 
  2. O caso contra a dupla negativa 
  3. O caso a favor da dupla negativa 
  4. O que nós pensamos

O Que é Dupla Negativa?

Em inglês, as pessoas geralmente negam uma afirmação com uma palavra negativa. Isso é chamado de "negação única".

  • I did not steal anything.
  • I stole nothing.

Dupla negação é quando duas palavras negativas são usadas para fazer uma afirmação negativa.

  • I did not steal nothing. [= I did not steal anything.]
  • He does not know nobody here. [= He does not know anybody here.]


Um exemplo clássico é a música dos Rolling Stones "I Can't Get No Satisfaction", que significa "Não consigo obter nenhuma satisfação".

Então, o inglês realmente tem duas maneiras de fazer uma declaração negativa: negação simples e dupla? Ou um está correto e o outro incorreto? Isso depende de quem você pergunta!

O Caso Contra a Dupla Negação

A maioria dos livros didáticos de inglês, professores e falantes nativos instruídos dirão que você só pode fazer uma afirmação negativa com uma única negação. 

Na opinião deles, a dupla negação não faz sentido. É como na matemática: quando você multiplica dois números negativos, obtém um número positivo, não outro negativo. Então, as pessoas que usam a dupla negação estão, na verdade, fazendo declarações positivas!

  • "I didn't steal nothing" na verdade significa "I stole something."
  • "He doesn't know nobody" significa "He knows somebody."

O Caso a Favor da Dupla Negação

No entanto, se você ler mais sobre este tópico, encontrará algum suporte para a dupla negativa. Os defensores dizem que a dupla negativa faz sentido. Por exemplo, nenhum falante nativo de inglês ouviria "I didn't steal nothing" e acho que significava "I did steal something." então a dupla negativa faz sentido.

Os defensores também apontarão que a dupla negação tem uma longa história na gramática inglesa. Muitos casos disso foram encontrados no inglês antigo e escritores famosos no passado usaram negativos duplos e até triplos.

Nowher so bisy a man as he ther nas,

[= Nowhere so busy a man as he there never was,]

- Chaucer in The Canterbury Tales

I never was, nor never will be.

- Shakespeare in Richard III

De acordo com os defensores, a razão pela qual a dupla negativa tornou-se gramática incorreta é por causa dos guias de gramática inglesa do século 18.

A Gramática Inglesa de Lindley Murray foi especialmente influente. Ele passou por muitas edições nos EUA, Reino Unido e em todo o mundo, e foi respeitado por escritores famosos como Edgar Allen Poe e Charles Dickens. Aqui está o que ele disse sobre a dupla negativa:

Dois negativos, em inglês, se destroem

Os defensores acreditam que foi por causa de guias gramaticais como esse que a dupla negação passou a ser vista como gramática ruim.

O Que Nós Pensamos

Tanto os defensores quanto os críticos da dupla negativa têm razão.

  • Concordamos com os defensores quando dizem que não há nada de errado com a dupla negativa em si. O inglês tem muitos dialetos, e cada dialeto é gramaticalmente diferente. Assim, em alguns dialetos, a dupla negação é considerada correta.
  • No entanto, os críticos estão certos em que a dupla negativa não é mais correta em dialetos mais falados do inglês, como os tipos que você aprende nas aulas de inglês. É por isso que você não a verá em reportagens, documentos legais ou trabalhos acadêmicos, e por que muitas estrelas pop que cantam com dupla negação usarão negação simples em entrevistas.


Outra coisa que as pessoas parecem não saber é que a dupla negativa já era incomum no século 16 devido a mudanças naturais na língua que começaram séculos antes do surgimento dos guias gramaticais.

Portanto, nosso conselho para os alunos de inglês é manter a negação simples padrão, mas lembre-se de que alguns falantes de inglês ainda usam a dupla negativa hoje.

Para obter mais ajuda com a gramática inglesa, confira nossas aulas gratuitas de gramática e marque uma aula com um de nossos professores profissionais de inglês. Nossos professores estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e preparados para ajudá-lo com todas as coisas relacionadas ao inglês! Aprenda mais sobre nós aqui.