Engoo Blog Estudos

Por que você não precisa de um sotaque nativo em inglês

Por que você não precisa de um sotaque nativo em inglês

Muitos alunos de inglês acham que precisam soar como falantes nativos de inglês. A boa notícia é que isso não é verdade! Hoje, contaremos três razões pelas quais a maioria das pessoas não precisa de um sotaque inglês nativo.

1. Se você fala com clareza, seu sotaque não importa

Quando adulto, é quase impossível perder seu sotaque. Então sem problemas mantê-lo! Apenas certifique-se de ser claro. Contanto que você possa falar claramente, não importa se você tem sotaque americano ou brasileiro.

De fato, muitas pessoas bem-sucedidas falam inglês com um sotaque claro e não nativo: por exemplo, Arnold Schwarzenegger, Penélope Cruz, Arianna Huffington, Cristiano Ronaldo, etc.

Provavelmente existem pessoas famosas em seu país que falam inglês de maneira clara mas com sotaque. Em vez de tentar soar como um falante nativo, faça dessas pessoas seu modelo para uma boa pronúncia.

2. Sotaque de inglês não nativo é a norma

Você sabia que os falantes não nativos de inglês superam os falantes nativos de inglês no mundo hoje?

Isso significa que sotaques não nativos de inglês – como o seu – são realmente a norma.

3. Seu sotaque faz parte de você

Aprender um novo idioma não significa que você precise mudar sua personalidade, valores ou qualquer outra parte de sua identidade. Isso inclui seu sotaque.

Então, em vez de tentar perder seu sotaque, aceite-o. Diga a si mesmo: "Sou brasileiro. Falo inglês com um sotaque brasileiro lindo". Algumas pessoas podem até achar seu sotaque interessante!

Além disso, lembre-se de que o inglês é composto de diversos dialetos e sotaques. Por exemplo, os sotaques nativos do inglês incluem sotaques australianos, irlandeses, escoceses, sul-africanos, sul-americanos e do norte do inglês, só para citar alguns. Seu sotaque adiciona outra cor única ao mundo do inglês.

Existe algum benefício em aprender o sotaque nativo?

Neste ponto, você deve estar se perguntando se há algum benefício em aprender um sotaque inglês nativo. A resposta é "sim", mas apenas para tipos específicos de alunos.

  • Se você mora em um país nativo de língua inglesa, aprender a falar como os locais o ajudará a se adaptar melhor.
  • Se o seu trabalho exige que você interaja com falantes nativos de inglês (por exemplo, você trabalha para um call center), aprender o sotaque deles tornará mais fácil para eles entenderem você e vice-versa.
  • Se a sua área de Trabalho prefere sotaques nativos (por exemplo, você trabalha como apresentador de notícias), aprender a soar como um falante nativo o ajudará a conseguir um emprego.
  • Se você gosta particularmente de um sotaque, aprendê-lo pode aumentar sua confiança ao falar.

Seja qual for o sotaque que você escolher aprender, a Engoo pode ajudar. Temos professores de inglês online de centenas de países, para que você possa aprender o sotaque que quiser. Também estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que você possa estudar inglês a qualquer hora do dia no conforto de sua casa. Aprenda mais sobre nós aqui.