Engoo Blog Dicas de Inglês

3 Formas Online de Melhorar Suas Habilidades ao Falar Inglês

3 Formas Online de Melhorar Suas Habilidades ao Falar Inglês

A internet torna mais fácil aprender inglês em casa. Você pode praticar a leitura com artigos e notícias, praticar o entendimento e escuta com podcasts, e a escrita em redes sociais.

Mas e quanto a conversação? Dá pra praticar conversação online?

A resposta é: “Sim!”
Aqui seguem três maneiras que você tem de trabalhar suas habilidades de Inglês em conversação online.

1. Pratique com Diálogos e Legendas

Esse método é a melhor forma de trabalhar seu ‘speaking’ de maneira autodidata. Para praticar conversas, você pode usar diálogos reais com transcrições, scripts ou legendas em Inglês. Felizmente, esses recursos estão disponíveis na maior parte dos serviços de streaming que encontramos por aí, como a Netflix ou a Amazon Prime. 

Muitos usam diálogos com legendas para praticar o listening, mas você pode usar eles para praticar conversação também. Por exemplo, digamos que você assista a esse vídeo, em que um comediante entrevista Bill Gates:

Você pode assistir o vídeo uma ou duas vezes. Dê replay, pause quando o comediante terminar sua fala e leia em voz alta o que Bill Gates falará, tentando reproduzir a entonação.

Se quiser fazer esse exercício ainda mais desafiador, você pode desligar as legendas e tentar lembrar a parte dita por Bill Gates. Essa é uma forma boa de ver se você sabe empregar o vocabulário e a gramática usada por ele.

E, se quiser ir um nível além, não pause o vídeo. Apenas deixe mudo e tente falar ao mesmo tempo que Bill Gates. Dessa forma, você se forçará a falar na velocidade natural do idioma Inglês, o que lhe ajudará a se tornar fluente de fato.

2. Fale com Seu Telefone em Inglês

Atualmente, a maior parte dos telefones vêm com um app de assistente pessoal. Falar com eles é uma excelente forma de praticar, diariamente, conversar em inglês grátis.

Em dispositivos Apple, os assistente pessoal é chamado ‘Siri’, enquanto nos dispositivos Google é o ‘Google Assistant’. Se você disser ‘Hey Siri’ ou ‘OK, Google’ para seu celular, eles responderão para tentar ajudar-lhe.

Como você já deve saber, você pode pedir a esses assistentes pessoais que façam tarefas para você. Se, por exemplo, pedir pra eles definirem um alarm (em inglês ‘Set an alarm for 7am’) ou abrirem um app (‘Open Facebook’).

Falar com esses assistentes, quando seu celular está com a linguagem do sistema em Inglês, é uma excelente forma de verificar como anda sua pronúncia. Afinal, se não pronunciar algo direito, eles não entenderão seu comando!

Além disso, você pode perguntar aos seus assistentes pessoais o seguinte: 

  • “Do I need an umbrella today?”
  • “What appointments do I have today?”
  • “What’s seven divided by ten?” 
  • “How do you spell ‘caterpillar’?”

Para mais dicas de como você pode usar seu assistente pessoal, cheque esse artigo para Siri e esse aqui  para o Google Assistant. 

3. Apure sua Pronúncia

Independentemente da forma que está aprendendo, falar bem requer boa pronúncia. Você sabia que pode praticar sua pronúncia online?

Por exemplo, você pode gravar a si mesmo e fazer com que nativos no idioma verifiquem sua pronúncia no HiNative.

E se você não se sentir confortável com a ideia de ter estranhos verificando sua pronúncia, experimente o ELSA Speak que é útil. Veja como funciona aqui:

Na versão paga, ele também criará um plano de aprendizagem visando seus pontos fracos, mas você também pode usar facilmente a avaliação para criar seu próprio plano de aulas. Por exemplo, se o aplicativo perceber que você confunde R e L, procure exercícios de minimal pairs de R e L online.

Ou Você Pode Testar a Engoo!

Ao final do dia, nada se compara com falar com uma pessoa real! Então, recomendamos que dê uma chance aos serviços de aulas particulares como a Engoo. Temos milhares de professores de mais de 100 países no mundo, o que te permite viajar o mundo virtualmente, enquanto melhora suas habilidades no Inglês.
Teste você mesmo com uma aula grátis!