Engoo Blog Dicas de Inglês

Foco na Fluência: Os 15 Melhores Livros Didáticos para Ajudar Você a Falar Inglês

Foco na Fluência: Os 15 Melhores Livros Didáticos para Ajudar Você a Falar Inglês

Escolher qual livro texto usar para aprender inglês é uma decisão difícil. E se você quiser melhorar sua fluência, fica ainda mais desafiador, já que a maioria dos livros didáticos de inglês não se concentra o suficiente na fala.

Para tornar as coisas mais fáceis, compilamos uma lista dos 15 melhores livros que realmente ajudarão você a ficar fluente em inglês. E se você estiver procurando economia (ou seja, material de inglês grátis), vá até o final!

Livros Didáticos com Foco na Conversação

Os primeiros quatro são bons livros didáticos de inglês, projetados especificamente para fazer você falar.

1. Practice Makes Perfect: English Conversation

Publicado pela McGraw-Hill, Practice Makes Perfect foi escrito para alunos intermediários que tentam melhorar suas habilidades de conversação em inglês. Cada capítulo começa com um diálogo de situações reais, seguido por dicas de conversação, expressões comumente usadas em inglês americano e exercícios práticos.

Uma vantagem deste livro é que ele vem com diálogos gravados que podem ser acessados ​​online e em seu aplicativo móvel, portanto, ao contrário de muitas outras opções, você não precisa de um CD player.

2. Nice Talking With You

Nice Talking With You é uma série de Cambridge que foi projetada para fazer com que os iniciantes conversem desde o primeiro dia. Cada lição faz com que os alunos trabalhem em estratégias e questões de conversação, que eles então aplicam aos exercícios de audição e fala.

O Level 1 é projetado para falsos iniciantes (aqueles que estudaram inglês antes, mas não o falam) e o Level 2  é para alunos do ensino fundamental e pré-intermediário.

3. Let’s Talk

Também publicado pela Cambridge, Let’s Talk é um curso que ajuda os alunos a se tornarem fluentes em inglês americano por meio de uma variedade de atividades de comunicação, ao mesmo tempo em que cobre gramática, vocabulário, compreensão auditiva e outros aspectos do idioma.

Existem três níveis: iniciante (high-beginner), intermediário (intermediate) e intermediário alto (high-intermediate).

4. Collins Easy Learning English

Collins Easy Learning English é uma série de livros produzidos pela empresa por trás do Dicionário Collins de Inglês (Collins English Dictionary). A série inclui dois livros sobre conversação: Livro de Conversação em Inglês 1 (English Conversation Book 1) para iniciantes e Livro de Conversação em Inglês 2 (English Conversation Book 2) para alunos intermediários.

Cada livro tem 14 unidades que mostram como o inglês é usado em diferentes situações do dia a dia. Também há lições de Business English para iniciantes.

Livros Didáticos que Iniciam Conversas

Se você deseja apenas mergulhar no mundo da conversação e não precisa mais de exercícios ou explicações, os livros desta seção são para você.

5. Discussions A-Z

Discussions A-Z é uma série de Cambridge repleta de atividades de discussão envolventes. Os livros intermediate e advanced têm 26 unidades, cada uma enfocando um tópico diferente.

6. Compelling Conversations 

Compelling Conversations: Questions and Quotations on Timeless Topics é um livro projetado para estimular conversas significativas entre alunos avançados. Cada um dos 45 capítulos trazem perguntas e citações instigantes, juntamente com uma lista de palavras de vocabulário relevantes.

7. 1000 Conversation Questions

Publicado em 2016, 1000 Conversation Questions é exatamente isso: mil perguntas - nem mais, nem menos. Essas perguntas são divididas em 100 tópicos que surgem em conversas, como envelhecimento, limpeza, valores familiares e muito mais.

Se você gostar deste livro, também poderá achar útil outro do mesmo autor: 500 Grammar-Based Conversation Questions. Publicado em 2014, este livro apresenta os padrões gramaticais mais comumente ensinados, seguidos por perguntas que permitem aos alunos praticá-los na conversação.

8. 101 Conversations in English

Se você deseja estudar conversas da vida real para melhorar sua capacidade de se comunicar com os habitantes locais, 101 Conversations é a série para você. Tanto 101 Conversations in Simple English quanto 101 Conversations in Intermediate English contam uma história por meio de 101 diálogos curtos ambientados em Londres. Infelizmente, as gravações de áudio não estão disponíveis, mas existem versões de audiobook versions.

Livros Didáticos que Ensinam Vocabulário

Para ter uma conversa, você precisa de vocabulário. Os livros abaixo não ensinam apenas palavras; eles ensinam as palavras e expressões que você definitivamente ouvirá e usará na conversa!

9. Conversational American English: The Illustrated Guide to Everyday Expressions of American English

Conversational American English da McGraw-Hill ensina 3.000 expressões em inglês americano por meio de ilustrações. Ele também cobre 350 temas comuns na conversa do dia a dia, desde deixar um evento educadamente até pedir o nome de alguém novamente.

10. Speak English Like An American

Speak English Like An American ensina mais de 300 expressões idiomáticas comumente usadas em inglês americano e usa histórias para mostrar aos alunos quando e como usá-las. Você pode experimentar um capítulo gratuitamente no curso online.

Se você achar este livro útil, poderá verificar a sequência, More Speak English Like An American, ou outros livros do mesmo autor: Speak English Around Town e Speak Business English Like An American.

Cada um desses livros vem com um aplicativo que você pode baixar para ouvir as gravações de áudio.

11. Shortcut to English Collocations

Se você gosta de aprender expressões idiomáticas, também deve gostar deste livro: Shortcut to English Collocations (amostra incluída). Publicado em 2017, este livro apresenta 2.000 das colocações mais comuns.

Colocações são palavras frequentemente usadas juntas. Por exemplo:

  • “take a shower” (ao invés de “do a shower”) 
  • “make friends” (ao invés de  “get friends”)
  • “come to an end”(ao invés de  “reach an end”)

Saber aplicar as colocações fazem de você mais fluente, pois permitem que você fale em blocos ao invés de usar palavras individuais. Portanto, verifique o Shortcut to English Collocations  se quiser dar um gás à sua fluência.

12. Oxford Word Skills

Embora o Oxford Word Skills não ajude diretamente com a fluência, achamos que merecia ser mencionado, pois é um dos recursos de aprendizagem de vocabulário disponíveis mais recomendados.

Cada um dos três livros contém 2.000 palavras que foram cuidadosamente selecionadas para serem úteis em conversas da vida real. Os alunos que gostarem desses livros, também podem verificar os dois outros da série, um sobre expressões idiomáticas e outro sobre phrasal verbs.

Os livros também vêm com testes online gratuitos que você pode usar para verificar seu domínio das palavras.

Outros Textbooks de Inglês

E finalmente, se você quiser uma experiência de aprendizado mais abrangente, aqui estão alguns livros que ensinam todas as quatro habilidades (ler, escrever, ouvir, falar), mas que ainda têm excelentes exercícios de habilidades de conversação.

13. American English File

American English File (amostra incluída) é outra série que atende aos alunos do nível A1 ao C1 interessados em inglês americano. Além de ensinar vocabulário e gramática, cada capítulo tem muitos exercícios de conversação e dicas de pronúncia para fazer os alunos falarem com confiança.

14. Cutting Edge

Cutting Edge (amostra incluída) é uma série de livros didáticos de inglês britânico que faz os alunos praticarem novo vocabulário e gramática sob contextos específicos. Cada lição orienta os alunos no sentido de alcançar um objetivo de comunicação.

15.  New Total English

New Total English (amostra incluída) é uma série de livros didáticos que ajuda os alunos a desenvolverem todas as quatro habilidades linguísticas do nível A1 a C1. Os livros usam muitos textos e fotografias diferenciadas que farão os alunos saírem da sala de aula e entrarem no mundo real.

Está sem Grana para Livros? 

Na Engoo, ajudamos centenas de milhares de alunos a se tornarem fluentes em inglês com nossos próprios materiais de inglês. Nossos materiais de aula são totalmente gratuitos e abertos ao público, portanto, qualquer pessoa pode usá-los, independentemente de ser aluno ou não.

Embora nossos materiais sejam adequados para estudo individual, você aprenderá muito mais usando-os com um de nossos professores. Inscreva-se e faça uma aula experimental gratuita para ver por si mesmo!