Engoo Blog Dicas de Inglês

O que "K" e "M" significam nas redes sociais

O que "K" e "M" significam nas redes sociais


Você já percebeu que as redes sociais, quando configuradas em inglês, tendem a ter letras aleatórias do alfabeto flutuando por aí? Por exemplo:

  • This tweet has 11.6 “K” likes. (Este tweet tem 11,6 “K” likes.)
  • CNN International’s Twitter has 12.5 “M” followers. (O Twitter da CNN International tem 12,5 “M” seguidores.)

Esta página do Instagram administrada por um membro de nossa equipe tem 45,5 “K” seguidores:

Você pode ter descoberto que K é uma abreviatura de “mil”, mas por que K? E quanto a M? Hoje, veremos por que essas letras são usadas dessa forma e se essas abreviações também podem ser usadas em conversas em inglês.

K

O K em “10 mil seguidores” ou “5 mil curtidas” vem do sistema métrico. É o mesmo K dessas abreviações:

  • km (quilômetro)
  • kg (quilograma)
  • kB (kilobyte)

Mas por que K significa 1000? Bem, isso remonta ao grego antigo. Quando os cientistas franceses estavam desenvolvendo o sistema métrico, eles pegaram "chilioi", a palavra grega para "mil", e o transformaram no prefixo "quilo".

No inglês informal, você realmente ouvirá as pessoas apenas dizendo K, especialmente quando estão falando sobre dinheiro. Por exemplo, aqui está o vídeo de um estudante de doutorado que compartilha que ganha “30k” por ano:

M

M, que representa “milhões”, também vem do sistema métrico. É o mesmo M que está em unidades de medida como:

  • MW (megawatt)
  • MB (megabyte)

Você verá M usado dessa forma nas manchetes de notícias, especialmente em notícias financeiras. Afinal, escrever “m” ou “M” economiza muito mais espaço do que escrever todos os zeros ou a palavra inteira (“milhão”).

  • “Canada Facebook fined $6.5m over 'false' privacy claims” (BBC) (Facebook Canadá multa em US $ 6,5 milhões por alegações 'falsas' de privacidade”)
  • “Japan ship operator to pay $9M over Mauritius oil spill” (Washington Post) (Operador de navio do Japão deve pagar US $ 9 milhões pelo derramamento de óleo nas Ilhas Maurício”)

No entanto, M não é uma abreviatura padrão como K. Portanto, você não ouvirá as pessoas dizendo coisas como "O CEO do Facebook ganha 23M por ano."

Além disso, nem todas as agências de notícias usam “M” como abreviatura para “milhões”. Por exemplo, o New York Times parou de usar essa abreviatura por volta de 2010. Uma possível razão para isso é que "m" minúsculo também significa "metro", e essa abreviação também é usada com frequência nas manchetes, o que pode causar confusão.

De qualquer forma, como M não é uma forma padrão de abreviar "million", não se surpreenda se vir outras abreviações, como "mln" ou "mn".

Em uma conversa casual, você às vezes ouvirá as pessoas abreviarem "million" para "mill". Por exemplo, uma pessoa no vídeo a seguir fala sobre como uma empresa passou de “0 para 100 mill” em receita em 7 anos:

Bônus: “Grand”

Você sabia que existe outra maneira casual de dizer "mil dólares" em inglês?

  • This car cost me 30 grand. (Este carro me custou 30 mil).
  • The average cost of college tuition in the US is around 35 grand a year. (O custo médio das faculdade nos Estados Unidos é de cerca de 35 mil anuais).

Acredita-se que essa expressão tenha começado com os mobs americanos nos anos 1900. Esses grupos ilegais estavam sempre movimentando “grandes” quantias de dinheiro e precisavam de palavras-código para se referir a eles. Curiosamente, a palavra-código deles se tornou uma gíria comum em todo o mundo de língua inglesa!

Você tem alguma outra pergunta sobre inglês? Ou quer melhorar suas habilidades na língua inglesa? Assine Engoo para aulas com um de nossos professores!