Engoo Blog Dicas de Inglês

Precisa de Alguém para Verificar seus Textos em Inglês? 5 Sites que Farão Isso de Graça

Precisa de Alguém para Verificar seus Textos em Inglês? 5 Sites que Farão Isso de Graça

Você já precisou de alguém para corrigir sua escrita, mas não sabia a quem pedir ajuda? Bem, felizmente, agora existem muitos sites gratuitos que podem ajudar!

Abaixo, compartilhamos nossas cinco principais recomendações.

1. Cambridge’s Write & Improve

Write & Improve é uma ferramenta desenvolvida pela Cambridge para proporcionar aos alunos a prática livre da escrita em inglês. Ela atribui à sua redação uma pontuação de A1 a C2 e também fornece feedback sobre como você pode melhorar sua redação.

Confira este vídeo para ver como funciona:

2. Ginger Software

Atualmente, existem muitos verificadores gramaticais e ortográficos online gratuitos. No entanto, poucos foram feitos para escritores não nativos no idioma. Ginger é uma das poucas exceções.

Possui um revisor online, em que você pode colar seu texto para ver as correções.

Também possui em suas versões muitos outros recursos que nossos alunos acham úteis, como:

3. LanguageTool

Outro site que recomendamos é o LanguageTool. É muito intuitivo e, ao contrário de outros serviços, você não precisa criar uma conta para usá-lo.

Para fazer correções, ele usa um banco de dados dos erros mais comuns que os escritores cometem. Ele também pode verificar se há erros em seis tipos de inglês diferentes!

4. Hemingway

Ao contrário das opções acima, Hemingway não foi projetado para detectar erros. Seu principal objetivo é polir a escrita para torná-la "ousada e clara".

Se você escrever seu texto no editor, ele irá alertá-lo quando:

  • As frases são muito longas ou complicadas.
  • Existem palavras desnecessárias (ou palavras desnecessariamente difíceis).
  • Você está usando a voz passiva (e pode querer considerar o uso de voz ativa).

Esses diferentes tipos de sugestões são mostrados em cores diferentes:

Hemingway é ótimo para pessoas que querem se concentrar em tornar sua escrita mais clara.

5. Google Docs

Como você já deve saber, o Google Docs tem um corretor gramatical e ortográfico básico. Também possui uma opção de autocorreção, que corrige seus erros enquanto você digita. 

Uma coisa boa para os alunos é que ele também vem com um recurso de predição de texto, que adivinha quais palavras virão a seguir. Ele não consegue adivinhar tudo corretamente, mas quanto mais você escreve no Google Docs, melhores se tornam suas sugestões.

E quando funciona, não só permite que você digite mais em menos tempo, mas também lhe dá uma boa pista do que parece natural!

Mas Nada Bate o Ser Humano!

No entanto, lembre-se de que as ferramentas online não são perfeitas. Na verdade, examinamos alguns textos escritos por um falante não nativo em todos os verificadores gramaticais mencionados neste artigo.

Embora eles pudessem detectar a maioria dos erros de ortografia, eles não foram capazes de detectar erros como:

  • Tempo verbal incorreto: um verificador gramatical não consegue dizer se você está escrevendo sobre o presente ou o passado. Então, se você escrever "Este ano, começo a universidade" (This year, I start university), mas na verdade quer dizer "Este ano, comecei a universidade" (This year, I started university), os revisores gramaticais não perceberão.
  • Estrutura de frase incorreta: a pergunta "Does it really OK to do this?" (com tradução sem sentido), deveria ser corrigida por “Is it really OK to do this?” (É realmente OK fazer isso?), mas não foi corrigida por nenhum dos verificadores gramaticais.

Os erros acima teriam sido notados imediatamente por um falante nativo, então é melhor usar essas ferramentas em combinação com o feedback de pessoas reais. Afinal, pessoas reais deixam passar coisas que as ferramentas online captam, e ferramentas online deixam passar coisas que são óbvias para pessoas reais.

Se precisar da ajuda de pessoas reais, experimente a Engoo. Nossos tutores estão aqui para ajudá-lo 24 horas nos sete dias da semana e têm experiência em verificar tudo, desde e-mails até trabalhos acadêmicos. Além disso, sua primeira sessão é gratuita, então você não tem porque não testar!