Engoo Blog Estudos

Por Que Não me Lembro das Palavras em Inglês Quando Preciso?

Por Que Não me Lembro das Palavras em Inglês Quando Preciso?

Você está conversando com alguém quando, de repente, não consegue se lembrar de uma palavra que deseja usar. Algumas horas depois, aquela palavra simplesmente surge na sua cabeça do nada. Na hora, você pensa: “Isso é o que eu queria dizer! Por que eu não conseguia me lembrar? ”

Infelizmente, usar uma palavra no contexto e momento correto é muito mais difícil do que simplesmente conhecê-la. O guia de Cambridge para aprender vocabulário afirma: "O conhecimento do vocabulário para ser produtivo requer mais aprendizado do que conhecimento receptivo."

Felizmente, existem muitas maneiras de resolver esse problema e aumentar drasticamente a quantidade de vocabulário que podemos usar na conversa. Examinaremos três dessas estratégias de aprendizagem de vocabulário que, certamente, o ajudarão a fazer exatamente isso.

1. Seja Exigente

Nosso primeiro conselho é ser exigente e seletivo quanto às palavras que aprende. É muito trabalhoso se familiarizar o suficiente com uma palavra para usá-la corretamente, então não tente aprender todas as palavras que aparecem no seu caminho. Por exemplo:

  • Se você estiver assistindo a um programa de TV ou lendo um livro que usa muitas palavras que você não entende, não busque pelo significado de todas elas. Concentre-se em aprender as palavras nas partes que você achar mais interessantes.
  • Se o seu livro tiver longas listas de palavras para vocabulário, pense nas palavras de que você realmente precisa e concentre-se em lembrá-las.

Mas como você sabe se precisa de uma palavra? Claro, ajuda ter um amigo nativo ou um professor particular para quem possa perguntar se a palavra é realmente usada na vida real.

No entanto, você também deve ter em mente que, em última instância, é você quem decide se uma palavra é útil ou não para você. Por exemplo, digamos que você encontre uma nova palavra, "homebody" (ou seja, alguém que gosta de passar muito tempo em casa). 

Pare por um segundo para se perguntar se algum dia precisaria usar ativamente essa palavra no seu contexto e dia a dia. Se você não é uma pessoa caseira, seu vocabulário ativo provavelmente pode passar sem ela. Assim, você pode prosseguir aprendendo um vocabulário que seja mais útil para você.

2. Pratique Falando as Palavras em Voz Alta.

Uma razão pela qual demoramos muito para aprender a usar novas palavras é porque não praticamos falar-las o suficiente.

É fácil para nós pensar que sabemos uma palavra só porque entendemos seu significado. No entanto, na maioria das vezes, não sabemos sua pronúncia bem o suficiente para usá-la em uma conversa.

Crianças nativas enfrentam o mesmo problema. Por exemplo, eles muitas vezes confundem palavras como "alligator" (crocodilo) e "elevator" (elevador), "chicken" (galinha) e "kitchen"(cozinha) e "pitcher"(jarro) e "picture"(imagem). Como eles, também estamos tentando dar sentido a uma nova linguagem e todos os seus sons.

Assim, uma vez que decidimos que uma palavra é útil, a próxima coisa que queremos fazer é praticá-la. Isso treinará nossa “memória muscular” para que a palavra saia automaticamente na conversa.

3. Pratique Relembrar as Palavras

Como nosso objetivo é ser capaz de lembrar palavras em uma conversa, vamos querer praticar a lembrança delas em geral. Por exemplo, se você está aprendendo a palavra “amarelo”, pode fazer flashcards com imagens de coisas amarelas na frente e a palavra “yellow” no verso.

Pesquisas sugerem que os exercícios de preencher as lacunas ajudam os alunos a lembrar do novo vocabulário. Por exemplo, este estudo da Universidade de Haifa descobriu que os alunos lembram-se melhor das palavras quando completam o resumo de um texto que acabaram de ler, preenchendo lacunas de informação.

Aqui estão algumas maneiras de usar os exercícios de preencher as lacunas para praticar o acesso às novas palavras quando chegar o momento de utilizá-las:

  • Se você estiver lendo um artigo, sublinhe as palavras que deseja aprender. No final do artigo, volte a cada uma dessas palavras sublinhadas, cubra-as com o dedo e tente se lembrar delas.
  • Quando você estiver assistindo a um programa de TV, escreva as falas que usam uma palavra de seu interesse, mas certifique-se de remover a palavra das falas. Então, após o show, veja se você consegue lembrar a palavra que completa tais falas.
  • Faça flashcards com espaços em branco para preencher: na frente de cada cartão, coloque algumas frases que usem a palavra do vocabulário que você está aprendendo, mas certifique-se de remover a palavra das frases. Então, do outro lado, coloque a resposta.

Precisa de Mais Ajuda?

Aprender vocabulário em inglês: “mais fácil falar do que fazer”! Por exemplo, você pode passar um tempo aprendendo uma palavra e depois perceber que ninguém a usa de fato. Ou você pode praticar uma palavra muitas vezes e depois descobrir que as pessoas ainda não entendem o que você está dizendo, por motivos como problemas na pronúncia ou mesmo contexto de utilização errado.

Se você precisar de ajuda, lembre-se de que nossos professores estão aqui para ajudá-lo 24 horas nos sete dias da semana. Além disso, sua primeira aula é gratuita, então você não tem nada a perder!