Engoo Blog Estudos

Como Escolher Professores Para Suas Primeiras Aulas de Inglês

Como Escolher Professores Para Suas Primeiras Aulas de Inglês

Você está tenso em começar suas aulas com um professor particular de inglês online? Bem, você não está sozinho.

Para maior parte dos alunos, as primeiras semanas são realmente difíceis. Abaixo, algumas histórias que alunos compartilharam com a gente:

“Durante minha primeira aula, eu fui péssimo no Inglês e fiquei totalmente desmotivado. Não queria marcar outra aula.”

— Ai, engenheiro de software.

“Toda nova aula era uma batalha. Se eu perdesse alguma coisa que o professor dizia, eu não entendia mais nada. Ficava esperando que as aulas acabassem.”

— Keiichi, profissional da natação.

“Ao longo dos primeiros meses, eu me sentia exausto após cada lição. Mas depois de 3, 4 meses, parei com o nervosismo.”

— Mutsumi, diretor de cinema.

No entanto, todos esses alunos agora se sentem totalmente à vontade ao falar Inglês. Ai ajuda a dar direções aos turistas estrangeiros no Japão; Keiichi consegue conversar com colegas da natação, de outros países; e Mutsumi consegue apresentar seus filmes em festivais ao redor do mundo.

Então, se você se sente desmotivado, apenas lembre-se que é normal. Além disso, temos uma forma de fazer suas primeiras aulas mais tranquilas: encontre professores de que você goste. Como disse um de nossos alunos, ”Se você encontrar um professor que te ajude a relaxar, suas primeiras aulas serão muito mais agradáveis.”

Mas a Engoo tem mais de 7.000 professores e, muitos deles já foram avaliados. Então, como encontrar os professores corretos? Apenas cheque as dicas de alguns de nossos alunos e professores, abaixo. 

Como Encontrar os Professores Certos

Use as Tags de Categorias

Se você não se sente confiante com Inglês, uma coisa que pode fazer é selecionar a tag “Iniciantes”. Dessa forma, você verá professores que têm treinamento extra para ajudar iniciantes no idioma.

Existe também uma tag “Mais de 3 Anos Ensinando”. Professores com essa tag ensinam há mais de 3 anos anos, inclusas também experiências fora de nosso serviço. Você pode considerar tentar fazer uma aula com esses professores também, já que eles têm experiência com diversos tipos de alunos, incluindo iniciantes.

Apenas lembre-se que ‘experiente’ não quer sempre dizer ‘melhor’. Como um de nossos alunos disse: “Algumas pessoas podem se perguntar se um estudante universitário pode ensinar. Eu lhes digo que só tive experiências positivas com professores mais jovens. São muito mais flexíveis. Por exemplo, se pedir que eles falem mais lentamente, são muito mais abertos a fazê-lo.”

Então, tente usar as tags, mas lembre-se que elas não garantem seu sucesso e que, sim, você pode precisar de algumas tentativas até encontrar o professor ideal para você.

Verifique o Perfil do Professor

Certifique-se de olhar e analisar os perfis dos professores. Veja, em suas avaliações, o que outros alunos pensam deles.

Porém, revisões e avaliações não são a única coisa que você deve olhar. Como a professora Asja informa: “Um professor pode ter excelentes notas e uma extensa experiência, mas isso não quer dizer que você gostará de sua personalidade ou estilo de ensino.”

Assista aos vídeos dos professores em seus perfis. Dessa forma, você poderá ver mais evidências de sua personalidade e estilo de ensino, para não mencionar também as de seu sotaque e velocidade na fala. 

Busque

Você também pode usar a função de busca para encontrar professores de que possa gostar. Por exemplo, se você adora o Harry Potter, pode tentar procurar um professor que também goste da série.

Se é um engenheiro e pensa que vai se dar melhor com outros engenheiros, pode procurar por ‘engineer’. Ou você ainda pode procurar por professores com hobbies similares aos seus: vamos dizer “baking” (confeitaria) ou ainda “writing” (para aqueles que curtem escrever)… são apenas alguns entre tantos outros exemplos possíveis. 

Outro tipo de professor de que nossos alunos gostam, são aqueles que trabalhavam em call-centers. Muitos de nossos professores filipinos trabalharam neste ambiente, o que implica em saberem ser polidos e profissionais até mesmo em situações difíceis. Eles também tem uma dicção excelente, que os permitia serem entendidos ao telefone. Isso faz com que seja extremamente fácil entendê-los. Gostou da idéia? Busque ‘call center’ na barra de busca.

Outras Dicas

  • Se você está avaliando estudar ou não com um professor de inglês nativo (que tem o idioma como primeira língua), leia esse post.
  • Quando você encontra professores de que gosta, lembre-se de adicioná-los à lista de ‘favoritos’.

“O Mais Importante é Começar a Falar”

Sugerimos que não perca tanto tempo procurando pelo professor perfeito! Aos poucos você o(a) encontrará. Como bem disse um de nossos alunos mais antigos, “muitos alunos se preocupam demais com o tipo de professor que irão escolher ou o que deveriam dizer em suas aulas. Essas são coisas que aos poucos surgirão à medida que fizer mais aulas. O mais importante é começar a falar,”

Talvez você esteja pensando: “Mas eu fico tão envergonhado de cometer falhas ou errar!” Tente lembrar que errar faz parte do aprendizado e que professores estão aí para ajudar você e já estão bastante acostumados com os erros dos alunos. 

Além disso, existem coisas mais embaraçosas na vida. Por exemplo, uma aluna japonesa nos contou que, antes de fazer aulas com a gente, ela sempre tinha que interagir com parceiros de negócios estrangeiros. Ela não entendia nada, mas fingia entender. Quando começou a fazer suas aulas, nos contou que “fingir entender estrangeiros é muito mais vergonhoso que cometer pequenos erros durante as aulas”.

Por fim, após cada aula, agende sua próxima aula imediatamente. “Se você não agendar,” conta um aluno coreano, “você pode ficar sem coragem ou motivação e parar de fazer aulas. Mas se você continua, agendando sua aula imediatamente, seu professor entrará em contato e você vai ter que continuar se esforçando.” 

Apenas Dê seu Primeiro Passo

Novamente, não se preocupe se suas primeiras aulas não forem legais. Começar algo, sempre é a parte mais complicada e, quanto mais aulas você fizer, mais fácil se tornará fazê-las.

Orgulhe-se de começar sua jornada em direção à fluência! Comece buscando professores ou plataformas que permitam que faça uma aula experimental de inglês. Depois disso, se gostar, assine e agende suas aulas sempre o mais rápido possível, para não perder o ritmo..
Faça aulas de Inglês online parte de sua rotina de vida. Antes do que imagina, será capaz de falar com confiança!