Engoo Blog Dicas de Inglês

6 Métodos para Domínio do Inglês por Alunos Tímidos

6 Métodos para Domínio do Inglês por Alunos Tímidos

Ser tímido NÃO é algo ruim.. 

Na verdade, você sabia que existem boas explicações evolutivas para timidez? Como um especialista revela à BBC:

“Era útil ter pessoas que saíssem em busca de exploração e entrosamento com outros grupos, mas também era bastante útil ter pessoas mais avessas ao risco, que tivessem maior ciência das ameaças e que fizesse um melhor trabalho na proteção dos mais jovens, por exemplo.”

Em outras palavras, pessoas diferentes têm diferentes forças e fraquezas. E, da mesma forma que a timidez não faz de nós uma pior pessoa, não faz de nós piores em aprender Inglês!

Por exemplo, pesquisas descobriram que pessoas tímidas frequentemente têm melhor conhecimento da gramática ao falar. Mas como pessoas tímidas podem se tornar fluentes em Inglês?

Aqui estão 6 maneiras de fazer isso.

1. Comece com conversas por texto.

Infelizmente, não há como aprender a falar Inglês sem conversar com alguém de fato. Mas sempre há uma forma de fazê-lo sem a necessidade de interações presenciais estressantes.

Uma forma de fazer isso é por conversas de texto. Em outras palavras, ao invés de falar com alguém cara-a-cara, você conversa com a pessoa por texto.

Um estudo da University of Hawaii descobriu que alunos participavam mais e mais igualitariamente de discussões online, do que o faziam pessoalmente. Isso sugere que ter discussões online podem ter encorajado alunos tímidos a participar mais.

Um app de idiomas gratuito para isso é o Hello Talk, em que você pode encontrar parceiros para prática de idiomas em seu sistema integrado de troca de mensagens.

Você também pode se tornar membro de fóruns e comunidades (grupos do Facebook, etc.) relacionados aos seus interesses. Dessa forma você pode encontrar pessoas semelhantes a você para falar dos seus assuntos prediletos em inglês!

2. Fale em Voz Alta, Mesmo que Seja com Você!

Mesmo que a prática com texto seja legal, você ainda deve praticar falar o que deseja em voz alta, para vencer o medo de falar Inglês.

Aqui seguem alguns exercícios de prática de fala para alunos tímidos:

  • Leia tudo em voz alta
  • Fale consigo mesmo
  • Grave-se falando
  • Envie mensagens de áudio

Você pode fazer de qualquer coisa um exercício de fala. Por exemplo, você pode ler suas mensagens de texto nas conversas. Se está assistindo um filme, pode repetir as falas de atores e atrizes quando eles usam expressões que julga interessantes.

Você também pode falar consigo mesmo. Pode parecer um pouquinho louco, mas muitos estudantes de outros idiomas, acharam isso útil. E muitos de nós já falamos sozinhos em nossas línguas nativas (ex.: “Onde eu pus meu telefone?”) Agora é só uma questão de falar essas coisas também na língua que está aprendendo.

Se quiser saber realmente como soa, você pode gravar a si mesmo. Ouvir gravações podem ajudar a identificar onde pausar, quão rápido você fala, quais palavras tem mais dificuldade de pronunciar, etc. Ao seu ouvir falando, você pode fazer progressos verdadeiros, mesmo sem um professor. 

E se você quiser correções de um nativo, você pode postar sua gravação em um app de aprendizado de idiomas gratuito, o HiNative, com o template de pergunta abaixo:

Finalmente, muitos apps hoje em dia permitem que você envie mensagens de áudio, então, você pode tentar mandar mensagens de voz em Inglês para seus amigos, parceiros de prática do Inglês ou professores.

3. Pratique com Chamadas Apenas de Voz.

Se você já se sente levemente confortável, mas ainda não está totalmente confiante, você pode encontrar um professor ou parceiro de conversação online e começar a falar com eles, sem ligar a câmera.

Dessa forma, a pessoa com quem está falando, não perceberá quanto você está nervoso. Na verdade, na Engoo, essa é a maneira com que alunos mais tímidos começam a aprender. Como um aluno, você pode fazer suas aulas sem a câmera estar ligada. Mas não se preocupe, você verá seu(ua) professor(a) sempre.

4. Aprenda com Outras Pessoas Não Nativas

Às vezes, estudantes de línguas ficam tímidos ao falar com pessoas nativas. Nesse caso, você pode primeiro praticar falando com pessoas não nativas como você. Pode ser um amigo, colega de sala, de trabalho ou qualquer pessoa com quem se sinta confortável.

E não vamos nos esquecer dos professores não nativos de Inglês! Professores não nativos  são populares com alunos porque transmitem mais tranquilidade e conforto quando se fala com eles. Como já passaram pela mesma situação, eles também têm uma série de dicas de aprendizado do Inglês para dar. 

Porém, em algum ponto, você deve superar seu medo de falar Inglês com nativos no idioma. Você pode conseguir isso tendo aulas com professores nativos ou conhecendo nativos em sua cidade. 

5. Pratique Tópicos de Conversa Básicos

Se você sofre com a timidez, provavelmente não gosta de cometer erros. Uma boa forma de evitar erros é praticar falando sobre tópicos que são mais óbvios e prováveis nas conversas.

Isso quer dizer que você focará boa parte de sua prática sobre os seguintes tópicos:

  • Introdução ou auto-apresentação
  • o lugar de onde veio
  • sua família
  • seu trabalho
  • porque está estudando inglês

Lembre-se que conversas são vias de mão dupla e pratique também como perguntar aos seus parceiros de prática sobre eles. Para começar a aprender as palavras e frases ideais para lidar com esses tópicos, você pode usar nossos Materiais de Conversação.

6. Assista e Ouça Todo Conteúdo em Inglês do Mundo!

Como um aluno tímido, você também vai querer se preparar para conversas em inglês em situações reais, ouvindo um monte delas. Para isso, pode ver filmes, séries na TV, vídeos no Youtube, ou até mesmo ouvir podcasts.

Não importa o que faça, preste muita atenção às palavras, frases e padrão das estruturas que as pessoas usam. De preferência, tome nota delas para que possa usar de referência na sua vida. Por exemplo, se você gostar de fazer trilhas, assistir alguns vídeos no Youtube sobre o tema lhe ajudará a aprender expressões relevantes ao seu hobby. Depois é só usar no seu dia a dia, ou quando tiver a oportunidade!

Uma Última Dica: Faça Aulas na Engoo

Se você testar as dicas acima, temos absoluta certeza que aos poucos e lentamente você aprenderá o estilo de aprendizado de idiomas que melhor lhe cabe. Talvez seja falar com um parceiro de prática desde o início, ou talvez seja esperar algum tempo até que o faça. Não importa o caso, uma vez que se encontrar, a fluência é apenas uma questão de tempo.

Na Engoo, sabemos disso na prática e com toda experiência. Somos uma plataforma de ensino online de Inglês em aulas particulares surgida no Japão, onde a maioria das pessoas é tímida. Mesmo assim, nos tornamos a maior no país, não importando quão tímidos são os alunos por lá.

Então, se precisar de ajuda para superar sua timidez, teste uma aula grátis de Inglês online com professores particulares. Ao contrário de outros serviços, não vamos lhe prometer que “começará a falar hoje”, mas lhe asseguramos o contato de professores profissionais que lhe ajudarão a aprender no seu ritmo.