Engoo Blog Pais e Filhos

Use Pausas para Manter Seus Filhos Focados

Use Pausas para Manter Seus Filhos Focados

Você já encontrou seu/sua filho(a) cochilando no meio de uma aula? Ou percebeu que estavam à deriva nos estudos, mesmo que não estivessem com sono ou cansados? Isso não é diferente nas aulas de inglês.

Neste artigo de nosso blog, explicaremos por que isso acontece e sugeriremos maneiras de trazer a(s) criança(s) “de volta aos trilhos” quando isso ocorrer. Melhor ainda: muitas dessas atividades usam o inglês, para que seu filho possa praticar o idioma global durante o tempo de inércia, mesmo sem saber/perceber.

Pausas Cerebrais - O Que São?

Como o cérebro trabalha muito para processar e armazenar informações, é fácil para o aluno perder o foco até mesmo cedo (20-30 minutos) durante seu estudo sozinho ou em aula. Por exemplo, um estudo realizado com adultos descobriu que o desempenho em uma tarefa caiu continuamente durante os primeiros 20 minutos, assim como o fluxo sanguíneo para o cérebro. Portanto, não deve ser surpresa que as crianças comecem a perder o foco ainda mais cedo.

Antes que isso aconteça, é essencial fazer uma pausa rápida - uma pausa para o cérebro descansar. A duração ideal de uma pausa depende da idade do seu filho:

  • Se seu filho tiver menos de 11-12 anos, ele deve fazer um intervalo de pelo menos três minutos após 20 minutos de estudo.
  • Se eles têm 12 anos ou mais, eles devem fazer uma pausa de pelo menos cinco minutos após 30 minutos de estudo.

Vários estudos mostraram que os benefícios das pausas mentais/cerebrais são infinitos. Eles aumentam a aptidão física, melhoram a saúde mental, desenvolvem a criatividade e aumentam a produtividade na escola.

Para tornar essas pausas ainda mais significativas, você pode incorporar o inglês às atividades que escolher. Vamos compartilhar algumas coisas que você pode fazer com crianças e adolescentes abaixo.

O Que Posso Fazer por Minha Criança?

Antes de decidir por uma pausa cerebral, considere o humor e a personalidade do seu filho. Se seu filho ou filha costuma ter muita energia e não consegue ficar quieto, tente acalmá-los com algumas das seguintes atividades:

  • Ioga para crianças: posturas e alongamentos simples, exercícios respiratórios e meditação podem ajudar o seu filho nos estudos. Eles também irão melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, ao mesmo tempo que combatem a hiperatividade. Aqui estão alguns ótimos vídeos de ioga em inglês para você começar.
  • Caminhadas: Se o tempo estiver bom, faça uma curta caminhada. Estudos mostram que caminhar pode ajudar a limpar a mente das crianças, permitindo que se concentrem melhor e melhorem o desempenho acadêmico.
  • Tempo com seu animal de estimação: Se você tem um animal de estimação, incentive seu filho a brincar com ele durante os intervalos. Estudos mostram que o contato com animais de estimação pode ajudar as crianças a se acalmarem.
  • Atividades criativas: faça com que seu filho se engaje em algumas artes e artesanatos, como dobrar um pássaro de origami ou colorir uma página em seu livro para colorir. Ou se eles gostam de Legos, peça-lhes que construam algo. Para garantir que eles não se empolguem, enquadre a atividade como um desafio (por exemplo, "Vamos ver quem consegue dobrar um pássaro mais rápido!").

Se o nível de energia do seu filho estiver baixo e ele continuar cochilando, sugerimos fazer intervalos cerebrais para que ele se torne mais ativo. Você pode tentar qualquer um dos seguintes:

  • Toque algumas canções divertidas em inglês e dance junto, fazendo gestos engraçados.
  • Jogue ‘Simon Says’: “Simon saaays… Traga-me uma maçã!”
  • Jogue um pequeno jogo de charadas com eles, usando palavras em inglês que eles conheçam.
  • Jogue um jogo como esconde-esconde ou pega-pega.

O Que Posso Fazer por (ou com) meu Filho / Filha Adolescente?

Para adolescentes e pré-adolescentes, você precisará de atividades adequadas à idade, como:

  • Rindo juntos: assista a um desafio Tente não rir juntos ou dê uma olhada em memes engraçados. Muitos deles estão em inglês e, provavelmente, seu filho adolescente já está familiarizado com alguns e pode explicá-los a você.
  • Videogames: Se eles gostam de videogames, sugira que joguem rodadas curtas de tetris ou jogos de objetos escondidos. Existem muitos sites em inglês onde você pode encontrar jogos como esses.
  • Culinária: Faça sobremesas faceis juntos, como este rápido sorvete de banana. Frequentemente, eles exigem preparação prévia, mas o cozimento real leva apenas alguns minutos. Existem muitos vídeos de receitas em inglês, para que seu filho possa praticar suas habilidades de escuta e compreensão. Você também pode ajudá-los a reforçar um novo vocabulário enquanto cozinham (por exemplo, ““Pass me the butter”)
  • Vídeos: incentive-os a assistir a vídeos informativos como “Como é feito o chiclete” ou qualquer coisa em que possam estar interessados. Confira nossa postagem no blog para mais atividades de listening.
  • Dança: Se você e seus filhos gostam de música e dança, dê um baile ou faça uma pequena competição de dança, aproveitando que ninguém está vendo.

Dependendo dos interesses do seu filho, você pode fazer com que trabalhem em atividades mais criativas, como rabiscar. Eles também podem gostar de escrever textos em inglês como uma pausa para o cérebro, se você sugerir alguns temas divertidos, como uma lista de coisas para fazer neste verão ou os três principais presentes de aniversário que gostariam de receber.

Um Último Conselho...

O que quer que seu filho faça durante as pausas cerebrais, é importante que ele se mantenha hidratado e ativo.

Uma ideia final para a pausa no cérebro é permitir que seu filho converse com um professor online que compartilhe seus interesses. Na Engoo, temos professores que gostam de pintar, dançar, basquete e tudo mais em que seu filho possa se interessar. Dessa forma, eles podem praticar a conversação em inglês de uma forma divertida.

Além disso, nossas aulas online têm 25 minutos de duração, o que significa que seus filhos podem aproveitar as pausas para o cérebro para aprender inglês! Experimente uma aula grátis e veja se eles gostam!