Engoo Blog Estudos

Como Tornar Seus Estudos de Inglês Mais Interessantes

Como Tornar Seus Estudos de Inglês Mais Interessantes

“Aprender inglês é chato.”

Se você já se sentiu assim, bem-vindo ao clube.

Mas se você acredita que é por isso que não é bom em inglês, pense duas vezes. Milhões de pessoas se tornaram fluentes em inglês, e você pode ter certeza de que a maioria delas não aprendeu o idioma por amor, mas por necessidade!

Então, caro(a) leitor(a), há esperança para você mesmo se você não gostar de inglês! Aqui estão três passos simples para você começar.

1. Mude Sua Mentalidade

O primeiro passo é mudar a maneira como você vê o inglês. Tente não ver isso como um assunto na escola ou a linguagem de Shakespeare. Basta ver pelo que é: uma ferramenta.

Sim, o inglês é uma ferramenta e, como qualquer outra ferramenta, você só aprenderá a usá-la se ajudar a realizar algo diferente. Pense em como você aprendeu a andar de bicicleta, dirigir um carro ou usar um computador. Todas essas são ferramentas nas quais você provavelmente não estava particularmente interessado. 

Mas você os aprendeu porque o ajudaram a realizar outras coisas nas quais você estava interessado. Por exemplo, a bicicleta e o carro ajudaram você a se locomover pela cidade para ver amigos ou comprar lanches. E o computador permitia que você jogasse ou assistisse a filmes online.

Portanto, em vez de ver o inglês como algo em que você precisa se interessar, tente vê-lo como uma ferramenta para ajudá-lo a realizar coisas mais importantes na vida, como conversar com pessoas de outros países, impulsionar sua carreira ou perseguir seus hobbies e interesses.

Vamos nos concentrar nessa última parte hoje. Afinal, nem todo mundo precisa de uma língua estrangeira por motivos profissionais, mas todos podem se beneficiar ao tornar seus estudos de inglês mais divertidos por meio de seus hobbies e interesses!

2. Considere Seus Interesses

Portanto, sua próxima tarefa é levar em consideração seus hobbies e interesses ao decidir sobre um plano de estudos. Isso pode parecer uma perda de tempo desnecessária, mas pular esta etapa leva a situações frustrantes como as seguintes:

  • Um amigo recomenda um livro de ficção científica para você. Você tenta, mas mesmo que você seja um aluno avançado, você é rapidamente oprimido pelo vocabulário, para não mencionar o enredo.
  • Você é um iniciante. Você baixa um aplicativo famoso e uma das primeiras lições apresenta os nomes de vinte animais. Você tem dificuldade para memorizar todos, perde a motivação e acaba desistindo do inglês.

Uma maneira fácil de evitar esse tipo de decepção é pensar cuidadosamente sobre o que você gosta e não gosta. Por exemplo, se você não lê ficção científica em seu idioma nativo, por que lê-lo em inglês? 

Agora, lembre-se de que não estamos desencorajando você de explorar. Afinal, estudar um novo idioma costuma levar as pessoas a novos interesses. Mas por enquanto, por que não começar com um conteúdo familiar ou que você sabe que vai gostar? (Pelo menos até você ficar um pouco mais confortável com o inglês!)

A pesquisa também descobriu que permitir que os alunos aprendam com os materiais nos quais estão interessados ​​melhora seu desempenho em um idioma estrangeiro. Por exemplo, há estudos que descobriram que a seleção de materiais de leitura com base nos interesses dos alunos melhorou sua compreensão de leitura e esse interesse até afeta o desempenho dos alunos em exames certificadores do idioma!

Portanto, não sinta necessidade de fazer coisas apenas para aprender inglês. Em vez disso, deixe que seus interesses guiem seu aprendizado.

3. Use o Inglês para Perseguir Seus Interesses

Agora que você tem uma lista de interesses e hobbies, descubra algumas maneiras de persegui-los enquanto usa o inglês de uma forma ou de outra.

Se você mora em um país de língua inglesa, isso não deve ser difícil. Por exemplo, se você gosta de dançar, encontre algumas aulas de dança para participar. Se você gosta de futebol, vá a um pub local e assista ao futebol com outros fãs.

E mesmo se você não estiver em um ambiente onde se fala inglês, a internet oferece muitas opções para explorar. Por exemplo:

  • Se você gosta de cozinhar, procure receitas em inglês.
  • Se você gosta de moda, siga blogueiros de moda que falam inglês.
  • Se você gosta de xadrez, assista a jogos de jogadores de xadrez famosos com comentários em inglês.
  • Se precisar de ajuda para encontrar materiais interessantes para o seu nível, dê uma olhada em nossa biblioteca de materiais gratuitos.

Apenas certifique-se de que você não está consumindo apenas passivamente conteúdo em inglês. Tente interagir também com as pessoas. Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Siga as páginas nas redes sociais e participe de fóruns de discussão online (como Reddit, Stackexchange, etc.) que se concentram em seus hobbies e interesse em inglês. Alguns sites de transmissão ao vivo, como Twitch, também podem ajudá-lo a encontrar comunidades de pessoas que compartilham seus interesses.
  • Participe de conferências sobre seus tópicos de interesse.
  • Jogue videogames como o Among Us, que permite que você interaja com jogadores de todo o mundo em inglês.
  • Na Engoo, temos milhares de tutores em todo o mundo, e você pode procurar tutores que compartilhem dos seus interesses. Inscreva-se agora e você ainda terá uma aula grátis!

Então, o que você quiser fazer, definitivamente há uma maneira de incorporar o inglês!

Agora Vá se Divertir com o Inglês!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a perceber que você não precisa ter interesse em inglês para aprendê-lo, mas com certeza você pode trazer o inglês para qualquer um de seus interesses.

Agora vá aproveitar o poder de seus interesses para dominar o inglês!