Engoo Blog Estudos

Posso Aprender Inglês em um Mês?

Posso Aprender Inglês em um Mês?

Você já se perguntou quanto tempo precisará para aprender inglês? Ou se você conseguiria dominá-lo em um mês ou em sua próxima viagem ao exterior? A pesquisa e a experiência podem nos dar algumas respostas!

De acordo com Cambridge

Um relatório de 2018 da Cambridge University Press estima que os alunos adultos motivados que já conhecem o alfabeto inglês e têm professores e materiais de aprendizagem decentes:

... normalmente precisam de entre 100 e 200 horas de aprendizado guiado para ir de um nível do CEFR para o próximo. Conforme você sobe de nível, precisa de mais horas para chegar ao próximo.

“Aprendizado guiado” é definido como o número de horas em sala de aula e fazendo trabalhos de casa. Aqui estão suas estimativas do número de horas de aprendizagem guiada necessárias para passar de um nível para o seguinte:

Portanto, a resposta para “Posso aprender inglês em um mês?” depende muito do nível que você almeja. Supondo que você esteja atualmente no A1:

  • Se você quiser aprender inglês de sobrevivência (aproximadamente A2) em um mês, terá que tornar seu trabalho em tempo integral, fazer cursos e fazer o dever de casa.
  • Agora, se você quiser se tornar fluente em inglês (aproximadamente B2) em um mês, então isso é altamente improvável, já que você precisaria passar pelo menos cinco dias inteiros todas as semanas tendo aulas e fazendo lição de casa sem parar.

Outros Fatores a Considerar

Os números acima, no entanto, não são definitivos. O relatório de Cambridge especifica mais 11 fatores a serem considerados. Aqui estão alguns que consideramos mais importantes.

1. Contexto de Aprendizado

Você está aprendendo sozinho ou estudando em uma escola? Você está aprendendo em seu país de origem ou em um país onde se fala inglês? Todos esses fatores podem influenciar a rapidez com que você aprende inglês.

2. Metodologia de Ensino

Se você está aprendendo com um professor, ele se concentra mais em gramática e precisão ou comunicação e fluência? Eles fornecem feedback, ajudam a motivá-lo e respondem às suas perguntas?

3. A Intensidade do Seu Aprendizado

Você tem aulas uma vez por semana ou cinco vezes por semana? Com que frequência você estuda sozinho? Você não quer estudar com pouca frequência, mas também não quer estudar muito.

4. Suas Crenças Sobre o Inglês e o Processo de Aprendizagem

É mais provável que você se sinta motivado a aprender um idioma se achar que é legal e inútil. Você também ficará mais motivado se conhecer outras pessoas que dominam o inglês, em vez de alguém que não tem esses modelos e pode já ter falhado em aprender inglês antes.

5. Seu Primeiro Idioma

Se todos os outros fatores forem iguais, falantes de línguas que compartilham menos semelhanças com o inglês (como russo e turco) terão mais dificuldade para aprender inglês do que falantes de línguas mais semelhantes (como espanhol, português e italiano). Isso é especialmente verdadeiro em níveis mais baixos.

6. Emoções

Se você se sente tímido perto de falantes nativos ou ansioso para falar inglês em geral, provavelmente precisará de mais tempo para se tornar fluente do que alguém que é naturalmente confiante em falar inglês. Mas não se preocupe! Você descobrirá seu próprio caminho para a maestria.

Conclusão

Esperamos que isso lhe dê uma ideia aproximada de quanto tempo levará para atingir o nível de inglês desejado. Lembre-se de que esse tempo também depende muito de seus objetivos, do seu nível de motivação e de muitos outros fatores.

Em outras palavras, não existe uma fórmula simples para determinar a quantidade exata de tempo necessária para aprender inglês. E, como muitos de nós sabemos por meio de experiências amargas, não nos tornamos fluentes apenas assistindo às aulas tradicionais.

Então, em vez de procurar por um número mágico, é mais útil descobrir maneiras melhores de aprender inglês. Uma delas é obter ajuda de especialistas.

Na Engoo, nossos professores ajudaram centenas de milhares de alunos em todo o mundo a se tornarem fluentes em inglês. Então, se você se sente sem saída ou apenas quer alguém com quem praticar inglês a um preço acessível, experimente! Sua primeira aula é gratuita, então você não tem nada a perder.